Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/08/2015

Buscando qualidade de vida, munícipes revitalizam praça

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os moradores ao redor da praça da Vila América adoraram o ambiente e passaram a cuidar do espaço

DA REPORTAGEM

A iniciativa de moradores da cidade em adotar praças para manter o cuidado do espaço tem chamado a atenção das pessoas. Seja pela necessidade de melhores cuidados ou pelo simples prazer de ter um ambiente aconchegante perto de casa para as conversas com os vizinhos no fim das tardes. O fato é que a iniciativa tem transformado espaços que antes havia sido esquecido pela própria sociedade. É o que aconteceu com a tradicional praça Renato Dias de Aguiar, ou simplesmente “Praça da Vila América”, que tem recebido cuidados especiais dos moradores ao seu redor. 
Há um mês a diferença é perceptível, principalmente, na limpeza e na quantidade de plantas já existentes no local. A iniciativa foi da dona de casa Regina dos Santos Cruz. Ela que mora defronte à praça, disse que sempre quis ter um espaço mais bonito e colorido perto de sua casa, mas que até então não tinha algo assim, pois os moradores enfrentavam problemas com mato alto, presença de andarilhos e de pessoas utilizando drogas e cometendo atos obscenos. “Um dia fui visitar parentes na cidade de Arujá (SP) e fiquei encantada com a beleza da cidade. Lá, as praças são muito coloridas e cuidadas pelos próprios moradores, o que chamou minha atenção e despertou esta vontade de cuidar da praça em frente da minha casa”, revelou. Depois de contar a ideia ao marido, o vigilante José Cardoso da Cruz, começou a cortar o mato que existia entre as plantas e o calçamento. “Começamos eu e meu marido, que se dispôs a me ajudar com a ideia. Não queria fazer isso para chamar a atenção, mas apenas para ter um espaço mais agradável perto de casa”, disse. 
A iniciativa começou a chamar a atenção dos vizinhos, que viram ali a oportunidade de melhorar a praça frequentada por eles e também por seus filhos, é o que aconteceu com a aposentada Neuza de Souza. “A ideia da Regina realmente chamou nossa atenção, por que até então todos reclamávamos das condições da praça, sem uma resposta da prefeitura e também sem a nossa própria iniciativa de cuidados com um ambiente que é nosso. Assim resolvi ajudar e hoje estamos tendo resultados muito positivos”, comentou.

Cuidados
Com o início dos cuidados da praça tomados pelos próprios moradores, foram necessários alguns trabalhos para que o ambiente voltasse a ganhar vida. O primeiro passo foi o de erradicar o mato existente nos canteiros e também no calçamento da praça. Os bancos existentes ao seu redor também ganharam vida através da pintura com novas cores. A praça antes da iniciativa, já possuía muitas árvores, desta forma, os moradores decidiram dar novas cores ao ambiente através de plantas que florescem de acordo com a época do ano. “Árvores já tínhamos na praça, mas faltava cor, flores. Assim começamos a adquirir e ganhar muitos pés de flores que faltava em nosso ambiente”, disse Regina. Muitas plantas colocadas pelos moradores foram adquiridas com dinheiro deles. 
Alguns moradores não possuem condições de ajudar com trabalhos de cuidados na praça, o que não os impediu de contribuir de outras maneiras. “Infelizmente não tenho condições de estar trabalhando diretamente no espaço, mas vendo a iniciativa, resolvi contribuir com plantas”, foi o que revelou a moradora Ester Ambrósio. Para ela, o trabalho transformou a praça em um ambiente confortável. “Tenho um filho que sempre brinca na praça, que fica na frente da minha casa, mas tínhamos certo receio por conta do mato, entre outras coisas. Entretanto, o trabalho feito pelos vizinhos transformou nossa praça em um espaço aconchegante e gostoso. Se tornou um lazer aos fins de tarde para conversas entre os vizinhos e família”, enalteceu. Até a “casinha de energia”, espaço onde está armazenado a fiação e relógio de fornecimento de energia para os postes de iluminação da praça, ganhou cara nova graças à pintura colorida feita por dona Regina. “As crianças subiam neste relógio que ficava sempre sujo, com marcas dos pés, depois da nova pintura, o espaço tem sido respeitado e assim permanece conservado”, enfatizou.

Melhoras
Para o marido de dona Regina, poder contribuir para o cuidado da praça se tornou algo muito prazeroso. “Nossa praça passou por muitas melhorias, o que nos deixou muito contentes. Hoje temos um espaço familiar e que pode ser apreciado por todos”, comentou. Segundo ele, os benefícios não foram sentidos somente na praça, mas também por sua esposa, que teve melhoras significativas de saúde depois dos trabalhos realizados. “Minha esposa sempre gostou de trabalhar com jardinagem. Isto foi praticamente uma terapia para ela, que teve melhoras significativas em sua saúde, se tornando uma mulher de alto astral, havendo grandes mudanças neste mês em que passou a cuidar da praça”, revelou. A expectativa dos moradores é de que os trabalhos na praça da Vila América seja exemplo para outras. “Nós estamos fazendo nossa parte em busca de uma qualidade melhor de vida. Assim como outras praças na cidade que também passam por estes cuidados, esperamos que mais pessoas tenham as mesmas iniciativas. Além de deixar a frente de sua casa mais bonita, isso se torna referência em beleza para nossa cidade”, finalizou Regina.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade