Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/10/2006

Bon Odori brinda aniversário de Penápolis

Como ocorre todos os anos, tradicionalmente no mês de outubro, será realizada em Penápolis amanhã, dia 21, a festa do Bon Odori. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira em sua sede, popular Kai-Kan (avenida Leandro Ratisbona de Medeiros), a partir das 19h30. A festa é aberta a toda comunidade com entrada franca.

O Bon Odori de Penápolis já é tradicional e faz parte do calendário oficial de comemoração do aniversário da cidade. É realizada sempre em outubro homenageando a data de fundação do município e a imigração japonesa, que ocorreram no mesmo ano de 1.908 e também a formação da colônia japonesa no cidade em 16 de outubro de 1915.

O presidente da Associação Nipo-Brasileira, sr. Taniguchi, disse que foram convidadas para o evento, todos os grupos de dança da região, de Cafelândia a Guararapes, ao todo somam 21 cidades. “Há muitos anos realizamos essa festa na cidade, e temos muitos motivos para comemorar e confraternizar com toda a comunidade” – disse.

 

Histórico

Em Penápolis a festa do Bom Odori é realizada há mais de 35 anos. No início a apresentação da dança era feita na quadra da antiga Escola Industrial, hoje escola estadual Adelino Peters. Depois foi realizada no salão de festas do Santuário São Francisco de Assis, passando ainda pela antiga sede do Kai-kan na rua Altino Vaz de Mello, Ginásio de Esportes Antônio Castilho Braga. Há oito anos a festa ocorre na atual sede da associação.

O sr. Taniguchi, conta que a palavra “Bon” significa finado, e a palavra “Odore” quer dizer  dança, na língua japonesa. Segundo explicou o membro da associação, Arata Assami, a dança do Bom Odori teve origem no Japão antigo entre os agricultores que, demonstrando gratidão e reconhecimento pela safra abundante, prestavam homenagem aos seus ancestrais já falecidos.

 

A dança

A dança consiste em dar voltas ao redor de um palanque onde ficam os tambores chamados taikos. Um círculo de pessoas vestidas a caráter realizam movimentos delicados e simples empregando cinco gestos que simbolizam colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. Em diversas cidades brasileiras o Bom Odori, festival budista em honra aos espíritos dos ancestrais que retornam uma vez por ano para visitarem sua família, é apresentado como uma festa de integração cultural, de expressão de alegria e paz.

 

Exposição

A Subsede da Apeoesp em Penápolis preparou uma semana de Exposição de Trabalhos Manuais em comemoração aos 98 anos da cidade. Nos dias 23, 24, 26 e 27 de outubro, o prédio estará aberto em horário comercial para toda a comunidade que queira visitar a exposição. De acordo com a coordenadora da subsede da Apeoesp, Arlete de Oliveira Manzati, a exposição será composta por pinturas em telas, bijouterias, sabonetes artesanais, bordados, crochê, toalhas, bolsas, entre outros artigos confeccionados manualmente.  “Alguns trabalhos também estarão à venda, de acordo com o consentimento do artesão e o preço estipulado por ele. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a exposição” – comenta Arlete Manzati. A Subsede da Apeoesp fica localizada na rua Santa Clara, 45 e o horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3652 1202.

 

Desfile

E às 8h do dia 25 de outubro haverá o desfile festivo de comemoração aos 98 anos de fundação de Penápolis. O tema do desfile comemorativo deste ano é “Cultura pela Paz”, o qual serviu de inspiração para os participantes elaborarem coreografias, figurinos, carros alegóricos e mensagens para o público.

Ao todo 20 entidades vão participar da comemoração. Neste ano o desfile contará com a participação ilustre da Banda Militar do 37º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, da cidade de Lins, especialmente convidada para abrilhantar a comemoração. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade