Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/10/2009

Bon Odori acontece neste sábado em comemoração aos 101 anos da cidade

Será realizada em Penápolis hoje, dia 24, a festa do Bon Odori. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira e acontece em sua sede, no popular Kai-Kan (avenida Leandro Ratisbona de Medeiros), a partir das 19h30. A festa é aberta a toda comunidade com entrada franca. De acordo com Arata Assami, presidente da associação, o Bon Odori de Penápolis já é tradicional e faz parte do calendário oficial de comemoração do aniversário da cidade. É realizado sempre em outubro homenageando a data de fundação do município e a imigração japonesa, que ocorreram no mesmo ano de 1908 e também a formação da colônia japonesa na cidade em 16 de outubro de 1915.
Em Penápolis a festa do Bom Odori é realizada há mais de 35 anos. Há 20 anos a festa ocorre na atual sede da associação. A palavra “Bon” significa finado, e a palavra “Odore” quer dizer  dança, na língua japonesa. A dança teve origem no Japão antigo entre os agricultores que, demonstrando gratidão e reconhecimento pela safra abundante, prestavam homenagem aos seus ancestrais já falecidos. A dança consiste em dar voltas ao redor de um palanque onde ficam os tambores chamados taikos. Um círculo de pessoas vestidas a caráter realiza movimentos delicados e simples empregando cinco gestos que simbolizam colher, ceifar, semear, agradecer e festejar. Foram convidados para participar do evento os grupos de dança de Cafelândia, Getulina, Promissão, Birigui, Gabriel Monteiro, Araçatuba, Guararapes, totalizando 12 cidades. No início a apresentação da dança era feita na quadra da antiga Escola Industrial, hoje escola estadual Adelino Peters. Depois foi realizada no salão de festas do Santuário São Francisco de Assis, passando ainda pela antiga sede do Kai-kan na rua Altino Vaz de Mello e Ginásio de Esportes Prof. Antônio Castilho Braga. (IA)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade