Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/10/2012

Bombeiros praticam técnicas de resgate em simulação

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Bombeiros simulam ter retirado vítima de tubulação d’água após ter sido arrastada pela enxurrada

DA REPORTAGEM

O Corpo de Bombeiros de Penápolis realizou na manhã de ontem, uma simulação de resgate à vítimas de um acidente automobilístico ocasionado por uma enchente no centro da cidade, envolvendo um veículo de passeio e uma motocicleta que teriam sido arrastados pela força das águas no córrego Santa Leonor. A operação chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local devido a movimentação intensa dos bombeiros, que utilizaram todo seu efetivo de soldados e viaturas disponíveis na cidade, resultando numa grande operação pública. O treinamento faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Corpo de Bombeiros visando preparar melhor os soldados para as grandes operações, onde é necessária a utilização de um maior contingente para o resgate de vítimas. Segundo o 1º sargento do Posto de Bombeiros de Penápolis, Celso Nonato, neste trabalho realizado ontem, soldados que estavam em dia de folga também se dispuseram a participar do treinamento. Participaram da simulação, também, agentes da Defesa Civil, funcionários do Lar Vicentino, uma ambulância do Pronto Socorro Municipal, atiradores do Tido de Guerra da cidade e voluntários. Nonato explicou que os trabalhos realizados têm o objetivo de aperfeiçoar os soldados no momento de um resgate real. “Queremos chegar o mais próximo de um acidente real, levando em conta todo o procedimento necessário para um resgate, garantindo assim, maior eficiência em caso de precisão”, afirmou. Ele explicou que após estes trabalhos simulados, toda a equipe se reunirá para discutir os erros que tenham cometido e buscar o aperfeiçoamento  para um atendimento mais ágil. “O importante é fazer com que os soldados estejam preparados para uma situação de risco. Aqui eles podem errar, e depois corrigir, mas no fato real um erro pode ser fatal para a vítima ou até para o próprio bombeiro”, enfatizou.

Acidente
A simulação consistiu em realizar o resgate de vítimas que estavam num veículo e numa motocicleta que haviam sido arrastados por grande enxurrada formada no local. Segundo a estória fictícia criada pelo Corpo de Bombeiros, os veículos teriam sido arrastados pela força da água e caído no córrego Santa Leonor. Diversos bombeiros estiveram engajados no resgate de vítimas que estariam dentro do carro. Os trabalhos foram intensos para resgatar também o motociclista que teria sido levado pela água da tubulação subterrânea até o cruzamento da avenida João Antônio de Castilho com a Alaíde Ferraz de Almeida. Para tanto, os bombeiros tiveram que utilizar técnicas especiais para remover a ‘vítima’  do bueiro. As vítimas foram quatro pessoas voluntárias envolvidas no acidente, entre elas uma fatal e uma ferida com gravidade. Para o sargento Nonato, mesmo sendo apenas uma simulação, a situação real se tornou preocupante, uma vez que naquele local, às vezes acontece um grande acúmulo de águas em dias de chuva. Ele explicou que a cidade tem crescido próximo à rodovia Arnaldo Covolan, e o asfalto impermeabilizando áreas maiores não permite o escoamento da água. “Já é comum o córrego chegar ao seu limite de água em dias de chuva, ocorrendo um sério risco de estourar a barragem da cidade, sem contar as demais que existem mais acima do leito do rio, por isso temos que nos precaver para uma situação que pode vir a se tornar real”, ressaltou.

Resgate Real
A agilidade e competência dos soldados do Corpo de Bombeiros foram testadas em uma situação real ocorrida durante a simulação feita na manhã de ontem. Enquanto os soldados realizavam todo o procedimento para o resgate das ‘vítimas’ do simulado, uma senhora que reside próximo ao local, procurou um dos policiais militares que fazia a segurança do trânsito dizendo que havia um bebê engasgado em uma casa próxima. Imediatamente o policial foi ao encontrou da mãe com a criança que estava com falta de ar. Ao verem o policial com a criança no colo pedindo ajuda para o resgate, alguns dos soldados pararam de imediato a simulação para auxiliar o atendimento ao bebê. De forma muito rápida os bombeiros colocaram a criança na Unidade de Resgate e, já realizando os primeiros socorros, a levaram para o Pronto Socorro, onde recebeu o devido atendimento médico. “São por causa de situações como esta que o Corpo de bombeiros precisa estar sempre atento e pronto pra qualquer tipo de emergência”, finalizou Nonato. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade