Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/07/2014

Bombeiros desenvolvem campanha de direção segura

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Alunos da escola Luiza Nory acompanham vídeo sobre acidentes mostrado durante palestra

DA REPORTAGEM

O Corpo de Bombeiros de Penápolis iniciou nesta semana uma série de palestras nas escolas públicas da cidade sobre os cuidados necessários no trânsito. O encontro é promovido com estudantes do Ensino Médio com o principal objetivo de fazer com que tenham a consciência da direção segura, podendo evitar acidentes graves entre carros, motos e bicicletas. De acordo com o comandante do Posto de Bombeiros de Penápolis Sargento João Toshinobo Maeda nas palestras são abordados temas como direção segura, legislação de trânsito, excesso de velocidade, as principais infrações cometidas pelo motorista que podem causar acidentes, além de outros assuntos relacionados. “Existe uma preocupação constante do Corpo de Bombeiros com o aumento de veículos e de bicicletas elétricas e motorizadas na cidade. Estas bicicletas, normalmente, são conduzidas por jovens que muitas vezes não respeitam as leis de trânsito e trefegam de forma errada, colocando a própria vida em risco em caso de acidente”, comentou Maeda. Os estudantes participantes do projeto possuem entre 15 e 17 anos, o que, segundo o Sargento, é a idade certa para esta conscientização. “Nesta fase, o adolescente já está prestes a tirar sua carteira de habilitação e ter seu próprio veículo. Na autoescola já existe toda a orientação sobre direção segura, mas quanto antes começarmos esta conscientização, mais cedo teremos um trânsito melhor, já que os jovens já fazem parte do trânsito, seja como pedestre ou como ciclista”, ressaltou. As palestras estão sendo, ministradas pelo bombeiro Marcelo Stigliano, que há anos trabalha com trânsito. A ideia partiu do Corpo de Bombeiros e já foi aplicada nas Escolas Estaduais Dr. Carlos Sampaio Filho e Luiza Maria Bernardes Nory, onde cerca de 60 alunos participaram dos encontros. “Nossa intenção é que o que estamos ensinando sobre direção segura não fique somente com os alunos, mas que atinja também seus pais, pois os garotos podem orientá-los a ter mais consciência e assim todos terem outros olhos para o trânsito”, enfatizou. 

Penápolis
De acordo com Maeda, o Posto de Bombeiros de Penápolis recebe cerca de quatro chamados por dia relacionados a acidentes de trânsito, na maioria deles envolvendo motocicletas. Para ele, o número de ocorrências é considerado alto em relação aos habitantes. “Todos os dias recebemos chamados relacionados a acidentes de trânsito, onde uma Unidade de Resgate é deslocada ao local pra realizar o socorro das vítimas envolvidas. Se levarmos em consideração o tamanho e os habitantes de Penápolis, o número de acidentes que ocorrem todos os dias pode ser considerado alto por isso a importância de se ter uma direção segura, evitando acidentes em que, muitas vezes, pode levar à morte das vítimas”, ressaltou. Ele citou que o aumento no número de acidentes cresce em todo o país e acredita que mais campanhas de trânsito deveriam ser efetuadas pelo governo. “Quando ocorre um acidente, é necessário o trabalho de resgate das vítimas através do Corpo de Bombeiros, e envolve ainda profissionais de outros setores como Pronto Socorro, Santa Casa e Depevat, o que gera um gasto muito alto para o governo. Se houvesse mais consciência do motorista e mais acidentes fossem evitados, o dinheiro gasto com o socorro e tratamento das vítimas poderia ser utilizado em mais educação, segurança ou até mesmo em outras áreas mais carentes da saúde”, enfatizou. Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, somente no primeiro semestre deste ano, duas pessoas morreram em acidentes de trânsito em Penápolis, e 240 se feriram. Penápolis fechou o primeiro semestre com 43 mil veículos circulando nas ruas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade