Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/05/2018

Bombeiros auxiliam trabalho de parto em Penápolis

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Equipe dos Bombeiros visitaram mãe e filho no hospital após auxiliarem trabalho de parto

DA REPORTAGEM

O Corpo de Bombeiros de Penápolis auxiliou o parto de uma mulher de 31 anos na manhã desta quarta-feira (16) no Jardim Tóquio. A criança já havia nascido e estava com a mãe em cima de uma cama, em sua residência, quando a equipe composta pelo Cabo PM Gastaldi e os soldados Magaine e Rizzo, chegaram para o atendimento. 
O acontecido chamou a atenção de muitas pessoas, já que este é o terceiro caso registrado em poucos dias no interior de São Paulo, onde resgatistas auxiliam o trabalho de parto em mulheres. O primeiro ocorreu em São José do Rio Preto no fim de semana e o segundo na manhã desta quarta-feira, desta vez em Araçatuba. Os três casos, inclusive de Penápolis, terminaram bem para as mães e os bebês. 
Segundo o apurado pelo DIÁRIO, o caso aconteceu por volta das 09h00 quando os Bombeiros receberam um chamado informando que havia uma mulher em trabalho de parto em uma residência na rua Getúlio Vargas. Logo depois, foram informados de que a criança já havia nascido. 
De acordo com o Cabo Gastaldi, assim que receberam a informação, a equipe se deslocou rapidamente com a Unidade de Resgate até o local indicado. Todo o procedimento foi feito em apenas um minuto. “Quando chegamos ao local deparamos com a mãe deitada na cama. Havia bastante sangue e, para nossa surpresa, a criança já havia saído e também estava na cama”, comentou.

Protocolo
Diante da situação, a equipe do Corpo de Bombeiros passou a realizar o procedimento padrão para socorrer a mãe e o bebê, do sexo masculino. “A criança já estava chorando, o que nos indicava que ela poderia estar bem. A partir daí, nossa principal preocupação foi com os cuidados posteriores, como cortar o cordão umbilical, que ainda unia a mãe ao bebê, e também da higiene de ambos, já que havia o risco de possíveis infecções”, explicou. 
Depois do procedimento, a criança e a mãe foram levadas ao Pronto Socorro de Penápolis, onde receberam os primeiros atendimentos médicos. Segundo o apurado, a mãe permaneceu internada na Santa Casa da cidade junto com a criança, mas ambos estão bem. No mesmo dia, a equipe do Corpo de Bombeiros visitou a mãe e a criança no hospital, oportunidade que tiveram de conhecer o menino e de serem agradecidos pela mãe. 
Gastaldi comentou que este tipo ocorrência não é comum na região e que situações como esta sempre envolve grande sentimento. “Eu, particularmente, gosto muito de criança. Nós que, às vezes pegamos situações de morte, podermos atender uma ocorrência como esta, em que uma criança chega ao mundo e você, juntamente com sua equipe, tem a oportunidade de ajudar no seu bem estar, é um sentimento muito forte. Uma gratificação pelo trabalho que escolhi, onde tenho a oportunidade de fazer o bem”, destacou emocionado. 

Segurança
O Cabo comentou também que, nas três ocorrências registradas na região nos últimos dias, a participação de equipes de socorristas, seja do Samu ou do Corpo de Bombeiros, é fundamental para a segurança do bebê e da mãe. 
Segundo ele, em situações de emergências, a principal recomendação é que uma equipe especializada seja acionada imediatamente ao local. “Isso porque, nós do Corpo de Bombeiros, por exemplo, somos treinados a lidar com situações como esta. O procedimento correto no manuseio do bebê, o corte do cordão umbilical e até mesmo a massagem na mãe estimulando-a a expelir a placenta, são processos que precisam ser feitos com cuidado e o devido conhecimento, evitando possíveis complicações no estado de saúde da mãe e do bebê”, destacou. 
Ainda segundo o Cabo, felicidade é o principal sentimento da equipe neste momento. “Felizmente deu tudo certo. Nossa equipe foi acionada imediatamente ao local e tivemos a oportunidade de fazer todo o procedimento correto. Poder saber e ver a mãe o bebê bem é motivo de orgulho e satisfação para todos nós, pois sabemos que ajudamos uma vida que já chegou nos dando muitas alegrias”, finalizou Gastaldi.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade