Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/01/2012

Bombeiros ajudam a salvar bebê que se engasgou com leite materno

DA REPORTAGEM

Um bebê de apenas oito dias de vida foi internado na pediatria da Santa Casa de Penápolis após se engasgar enquanto era amamentado por volta das 04h30 da madrugada de ontem.  Segundo informações da mãe, a menina chorava bastante, então ela decidiu amamentá-la. Logo após, percebeu que algo estranho estava acontecendo. “Observei que minha filha não estava normal, e que estava fazendo força para respirar, então chamei meu marido que acionou o Corpo de Bombeiros”. Enquanto a unidade de resgate era encaminhada à residência da família que reside no Jardim Eldorado, um dos soldados começou a passar as devidas orientações para o pai através do telefone. “O bombeiro ia falando e nós repetíamos as orientações com minha filha, até que chegaram em minha casa”, disse ele. Imediatamente realizaram  os procedimentos necessários e encaminharam a menina ao Pronto Socorro de Penápolis para receber  atendimento médico, sendo depois internada na Santa Casa. A previsão é que a criança receba alta médica ainda hoje. “Foi um susto enorme, temos que agradecer ao Corpo de Bombeiros pelas orientações e a dedicação à nossa filha”, disseram os pais.

Prevenção
Algumas dicas são muito importantes para evitar que os bebês engasguem com o leite materno ou de outra procedência. Após amamentar, deixar a criança em posição vertical no colo, por 15 minutos. É comum os pais deitarem a criança logo após o período de saciedade, mas é preciso esperar ainda mais um pouco de tempo. Algumas crianças engasgam  logo no início da amamentação, período em que elas ainda não conseguem coordenar  a respiração com a deglutição. É importante que, após 15 ou 20 segundos do início da mamada, a mãe tire de seu peito a boca do bebê, para que a criança se recupere do cansaço inicial, retornando à amamentação em seguida, e depois o bebê deve conseguir ter um ritmo mais tranquilo. Se acontecer o engasgamento, deve-se observar se a criança ainda consegue respirar e se está com a pele rosada. Não tente retirar o que estiver obstruindo a garganta da criança, pois pode ser bloqueada a única passagem de ar existente, deixando o bebê completamente sem condições de respirar. Os bombeiros devem ser acionados imediatamente, para que os procedimentos necessários sejam repassados aos próprios pais e sejam iniciados os primeiros socorros neste tipo de ocorrência. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade