Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/04/2013

Bombeiro que salvou criança é homenageado

Divulgação
Detalhes Notícia
O Soldado Faco mostra o certificado que recebeu de autoridades do Corpo de Bombeiros em forma de homenagem ao “Soldado do Mês de Janeiro”

DA REPORTAGEM

 

O soldado do Corpo de Bombeiros, PM Alessandro Faco Nogueira, foi homenageado na última semana com o prêmio de "Soldado do Mês", referente a janeiro, como forma de reconhecimento ao salvamento de uma criança de apenas 20 dias que estava engasgada. Ele foi o atendente do Posto de Penápolis que passou as devidas orientações por telefone, para o pai do recém-nascido para que a criança pudesse voltar a respirar normalmente, enquanto a Unidade de Resgate se encaminhava para a casa da vítima. O caso aconteceu na tarde de 20 de janeiro no bairro Santa Leonor. A homenagem que foi realizada no teatro de uma universidade de Araçatuba foi feita pelo comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Coronel PM Reginaldo Campos Repulho, e demais autoridades do 20º Grupamento de Araçatuba. Faco contou que estava responsável pelos atendimentos de telefone naquele dia, quando recebeu o telefonema do pai da criança dizendo que o filho estava engasgado. "Fiquei muito preocupado no momento e fiz todo o procedimento necessário, fazendo com que o pai também se acalmasse para que pudesse me passar o endereço da residência", comentou. Ao saber onde o fato estava ocorrendo, Faco acionou a Unidade de Resgate, que rapidamente se deslocou ao local indicado. "No entanto, o pai estava muito preocupado, dizendo que a criança estava roxa e já não respirava, então sabia que o tempo que a viatura levaria para chegar ao local poderia não ser suficiente, já que uma criança recém-nascida tem um organismo mais sensível ao de um adulto", comentou. Desta forma, ele começou a passar as devidas orientações para que o pai iniciasse os primeiros socorros até a chegada da UR. "Eu sabia que precisava dele calmo e expliquei para ele me ajudar e fazer da forma como eu o orientava", lembrou. Faco se recorda que ficou muito aliviado quando o pai da criança disse que seu filho estava recuperando os sinais vitais. "Foi uma alegria e alívio muito grande. Assim que o pai disse que a criança estava voltando pedi para que aguardasse a viatura na porta de casa, para que os soldados achassem o local de forma mais rápida. Felizmente terminou tudo bem, a criança recebeu o devido atendimento dos companheiros de resgate e foi encaminhada ao Pronto Socorro, onde passou por atendimento médico", enfatizou. Diante da missão do CB, a de "Proteção da Vida", Faco se diz muito orgulhoso, e ressaltou que não salvou a vida da criança sozinho.

"Recebemos todo um treinamento para situações como essa, mas a calma e força de vontade dos pais foi fundamental para o êxito do trabalho, além da agilidade dos companheiros de resgate que foram rapidamente ao local e deram toda a assistência para salvar a criança", ressaltou. Esta não é a primeira vez que Faco faz este tipo de salvamento. "Em outra oportunidade passei orientações para os pais de uma criança, que também estava engasgada. Fico extremamente feliz, estamos cumprindo nosso papel como membros do Corpo de Bombeiros, mas acima de tudo, ressaltamos nosso amor à vida e dedicação ao próximo", finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade