Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/08/2017

Bom ou ruim? Fim das cancelas na linha férrea foi o assunto da semana

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
São necessários mais de 20 vigias para realizar o fechamento e abertura de cancelas nas cinco passagens de nível existentes em Penápolis

DA REPORTAGEM

A notícia divulgada nesta semana de que a Prefeitura de Penápolis fará a retirada gradual dos vigias responsáveis pelas cancelas na linha férrea ao longo do perímetro urbano de Penápolis foi um os principais assuntos discutidos nas rodas de conversas e dividiu opiniões. Enquanto há aqueles que são totalmente favoráveis á medida, também existem os contra. Muitos concordam com a saída dos vigias, mas se mostram receosos com relação ao perigo em que veículos e pedestres estariam expostos, muitas vezes pela própria imprudência dos mesmos. De acordo com a Secretária de Administração da Prefeitura, Fátima Rahal, o principal motivo para a saída dos vigias das cancelas é a economia que a medida geraria aos cofres públicos. São cinco cancelas ao longo do trecho urbano, o que gera gastos para se manter 23 vigias trabalhando 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. “Este serviço tem custado ao município de Penápolis aproximadamente R$ 77 mil mensais, entre salários, encargos e horas extras, já que trabalham inclusive aos sábados, domingos e feriados”, informou a secretária. Ainda segundo ela, com a transferência dos vigias para demais locais públicos, a Prefeitura vai economizar cerca de R$ 40 mil por mês só com o pagamento de horas extras. “Sem contar que tivemos uma redução muito grande no número de composições que passam por Penápolis todos os dias. Os gastos para se manter um vigia em uma cancela deveriam ser da empresa responsável pelo trem. “Hoje a prefeitura paga algo para uma empresa que está tendo lucros, enquanto que nós apenas prejuízos com todos estes gastos”, acrescentou. 

Opiniões
A reportagem do DIÁRIO esteve na cancela da rua Dr. Ramalho Franco, a mais movimentada da cidade. Por dia são centenas de veículos, bicicletas e pedestres que passam pelo local em direção à região central da cidade ou bairros periféricos. 40% das pessoas ouvidas pela equipe de reportagem se mostraram totalmente contra a retirada dos vigias da cancelas. Entre suas principais reclamações está a falta de segurança que a saída dos funcionários causaria ao local. Entre os argumentos está a falta de visibilidade no período da noite. Além disso, lembraram do perigo gerado por uma pequena composição de transporte de funcionários da empresa responsável pela linha férrea e de materiais usados na manutenção da ferrovia, o que, segundo os moradores, causa riscos por se tratar de uma pequena composição, o que dificultaria sua visualização. Os outros 60% de munícipes ouvidos se mostraram favoráveis a retirada dos vigias com a justificativa de economia, entretanto, deste percentual, houve quase que unanimidade das pessoas em relação ao modo como esta retirada está sendo feita. A maioria delas citou que a prefeitura deveria investir mais em campanhas que alertem os motoristas sobre o fato, bem como a educação no trânsito deveria ser melhor trabalhada neste sentido. Segundo os próprios moradores, é comum ver motociclistas e pedestres se arriscando ao atravessar a ferrovia com a cancela fechada e com a aproximação do trem. Eles ressaltaram que deveria haver um período maior de aviso aos motoristas. Outro ponto levantado por moradores é com relação à visibilidade das passagens de nível. Árvores, mato, alambrados e até mesmo as casas onde ficam hoje os vigias causariam dificuldades aos motoristas em observar a aproximação do trem. Principalmente nas cancelas mais próximas do centro da cidade, onde o espaço é reduzido. Até mesmo placas de publicidade outdoor foram instaladas em alguns pontos, o que também dificultaria a visualização.

ALL e conscientização
A Secretária de Administração da prefeitura de Penápolis, Fátima Rahal, explicou que em relação ao trabalho de conscientização de motoristas e pedestres sobre a retirada dos vigias já está sendo feita e será intensificada nos próximos dias. “A transferência dos vigias se dará a partir do dia 01 de setembro, e será gradativa. Estaremos retirando um vigia de cancela a cada semana. Iniciaremos pela avenida João Antonio de Castilho; na sequência a rua Amazonas, Ramalho Franco, Irmãos Crisóstomo de Oliveira e por último Rua Giácomo Paro, terminando a retirada em 29 de setembro”, revelou Fátima. Além disso, um trabalho de panfletagem será feito ainda em cada um destes pontos e faixas alertando sobre a medida também serão fixadas. “A prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, já está fazendo um reforço na sinalização de trânsito nos locais, além de reforçar a importância das pessoas respeitarem as sinalizações e as leis de trânsito referentes à passagem de nível”, destacou. Já em relação à visibilidade do local, como mato e placas de outdoor, ela afirmou que isto é de responsabilidade da América Latina Logística (ALL) – Rumo – empresa responsável pelo trecho de linha férrea. Uma notificação extra-judicial, já teria sido enviada à ALL relatando o fim dos trabalhos nas cancelas e que eventuais manutenções destas passam a ficar a cargo da ALL.  A secretária finalizou dizendo que, apesar disso, a prefeitura tem feito todos os estudos e análises necessárias para este processo e que tomará todas as medidas cabíveis para garantir a segurança nos locais apontados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade