Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/03/2016

Bolsa Universidade: Inscrições no Escola da Família vão até dia 11 de março

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A coordenadora do ‘Escola da Família’, Andréia Miron (esq.), e a supervisora Zilce Maciel, informam que as inscrições vão até 11 de março

DA REPORTAGEM

Os universitários que desejam concorrer às bolsas de estudo dentro do programa Escola da Família já podem fazer sua inscrição junto ao portal do programa – www. escoladafamilia.fde.sp.gov.br. No site, o candidato encontra todas as informações necessárias para a inscrição e também o regulamento do programa. Somente para a Diretoria de Ensino da Região de Penápolis, 78 vagas estão sendo oferecidas. Entretanto, o aluno precisa confirmar se a faculdade é parceira do programa no curso escolhido por ele. As inscrições no site vão até o dia 11 de março. O candidato tem ainda até o dia 15 de março para apresentar toda a documentação exigida na Diretoria de Ensino. O convênio garante aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade. De acordo com a supervisora do projeto na DE de Penápolis, Zilce Aparecida Maciel, em troca da bolsa, os universitários trabalham nas escolas da Rede Estadual de Ensino aos fins de semana. “Eles contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local. Dentro da escola eles podem desenvolver projetos dentro de quatro eixos, sendo esporte, cultura, saúde e trabalho, dentro de suas áreas de conhecimento”, explicou. Ela acrescentou que o programa contribui muito com a formação destes universitários. “Quando formados, os alunos têm em seus currículos uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária”, enfatizou. A coordenadora do programa, Andréia Marson Miron informou que os candidatos aprovados iniciaram seus trabalhos já no dia 02 de março. “O programa Escola da Família já está em funcionamento neste ano de 2016 nas escolas de nossa Diretoria. A vinda destes novos universitários será muito importante para que mais atividades sejam realizadas para a comunidade, por isso, é muito importante que o universitário interessado faça sua inscrição e traga os documentos necessários para a efetivação da inscrição”, ressaltou. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação, em turma apta a ser iniciada, imediatamente, ou em exercício, de Instituição Privada de Ensino Superior conveniada com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). Além disso, o candidato precisa ter disponibilidade para atuar como educador universitário no Programa Escola da Família, em escolas participantes do programa aos fins de semana. O candidato deve, estar cursando sua primeira graduação, não possuindo nível superior completo.

Vagas
Segundo o próprio site do programa, 78 vagas estão disponíveis nas 14 escolas abrangidas pela Diretoria de Penápolis e que fazem parte do programa. São sete escolas abertas aos fins de semana: Adelino Peters, (Vila Aparecida), Augusto Pereira de Moraes (Centro), Carlos Sampaio Filho (Centro), Ester Eunice de Oliveira (Cidade Jardim), Joana Helena Marques (Vila Formosa), Luiza Maria Bernardes Nory (Jardim Eldorado) e Yone Dias (Vila Fátima). Também participam do programa as escolas estaduais de Avanhandava, Alto Alegre, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia e Santópolis do Aguapeí. Hoje, 20 universitários já ocupam vagas disponíveis.

O programa
O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação. Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor.

(Rafael Machi – Com informações FDE)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade