Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/02/2022

Birigui: Programa oferece exames gratuitos de mamografia

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” ficará entre até o dia 5 de março, no Parque do Povo

DA REDAÇÃO

Mulheres a partir dos 35 anos de idade poderão realizar gratuitamente exames de mamografia na carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, entre terça-feira, 22 de fevereiro, e o dia 5 de março, em Birigui. A iniciativa do governo estadual visa prevenir precocemente o câncer de mama.
Instalada no Parque do Povo (Av. João Cernach, nº 1350 - bairro Patrimonio Silvares), a carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Haverá distribuição de senhas a partir das 8h para atendimento no mesmo dia. Ao todo, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25 exames.
Para realizar o procedimento, mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar apenas o RG e o cartão do SUS. Já as biriguienses de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e o cartão do SUS. O pedido pode ser solicitado com as enfermeiras das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Exame
As imagens capturadas nos mamógrafos serão encaminhadas para o SEDI (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), serviço da Secretaria Estadual de Saúde, que emite laudos a distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.
A mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer, ou seja, em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.
No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina, representado uma das principais causas de morte.
O programa Mulheres de Peito funciona em parceria com a FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e  Estudo de Diagnóstico por Imagem). A unidade móvel conta com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, além de uma equipe multidisciplinar.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade