Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/02/2019

Biometria: 35 mil eleitores precisam fazer cadastro até dezembro

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis destaca que 35 mil eleitores precisam fazer cadastro biométrico até dezembro

DA REPORTAGEM

A 87ª e a 289ª Zonas Eleitorais (ZE) de Penápolis – que abrangem Penápolis e as cidades da comarca respectivamente – continuam fazendo o recadastramento biométrico de seus eleitores normalmente. O trabalho segue até dezembro deste ano. Para a próxima eleição municipal, em 2020, a votação já deverá ocorrer com a biometria obrigatória na identificação do eleitor.
O cadastro segue sendo feito por agendamento pela internet. 
O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, explicou que, apesar do tempo em que o cadastramento já vinha sendo realizado e o prazo final para o eleitor realizar o processo, poucas pessoas têm procurado o cartório para o recadastramento. “Infelizmente as pessoas têm deixado para a última hora, mas é importante destacarmos que para o próximo ano a biometria já deverá ser obrigatória. O número de eleitores que precisam fazer o recadastramento é grande, o que deve gerar problemas para quem deixar para a última hora”, afirmou Pereira. 
Para ter ideia do número de eleitores que ainda precisam fazer o cadastro biométrico, nos últimos quatro anos, somente o Cartório Eleitoral de Penápolis realizou 15 mil. Entretanto, até dezembro deste ano pelo menos 35 mil eleitores ainda precisam fazer o cadastro se não quiserem ter problemas junto à Justiça Eleitoral. 
Para o chefe do Cartório, a principal dificuldade é a falta de interesse do eleitor pelo processo, que é obrigatório. “Tendo em vista o número de eleitores que ainda precisam se cadastrar, a procura deveria ser grande a todo o momento, entretanto, muitos horários que poderiam estar agendados estavam livres na tarde desta quinta-feira, por exemplo, o que evidencia esta falta de interesse”, destacou. 
Outro problema informado por ele é com relação aos agendamentos realizados via internet, pois o eleitor deixa de comparecer para a efetivação do cadastro. Pereira aproveitou a oportunidade para pedir que a pessoa compareça em seu dia e horário agendado. “Infelizmente estamos tendo problema com pessoas que agendam seu cadastramento, mas não comparecem para o procedimento, que dura menos de 15 minutos. Isso faz com que a agenda, que poderia ser aproveitada por outra pessoa, seja perdida”, disse.

Biometria
Como o cadastramento biométrico segue normalmente, os interessados em realizar o agendamento podem entrar no site do TRE-SP (www.tre.sp.jus.br) para o agendamento. “Este processo é feito para que a pessoa compareça ao Cartório Eleitoral com data e horário marcado, evitando filas. O agendamento é feito já para as próximas semanas com a abertura de novos dias e horários conforme a necessidade”, destacou. 
Os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral até o prazo final terão seus títulos cancelados, o que impede a participação nas eleições, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, a inscrição em concursos públicos, a emissão de passaporte e de CPF, entre outras restrições.

O que é a biometria?
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade