Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/04/2018

Biblioteca Municipal e Casa da Amizade desenvolvem projeto de incentivo à leitura

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Contações de histórias são realizadas na Sala Cora Coralina, anexa à Biblioteca Fausto Ribeiro de Barros, no centro da cidade

As bibliotecas públicas municipais de Penápolis desenvolvem junto à comunidade diversos projetos para incentivar a leitura. Entre eles está a contação de histórias, uma importante ferramenta para proporcionar às crianças as vivências de construção da postura de leitor. Além de atender toda a rede escolar com esta proposta, a Biblioteca Fausto Ribeiro de Barros, paralelamente, realiza um projeto de incentivo à leitura em parceria com a Escola Municipal Casa da Amizade.
A iniciativa é promovida junto aos alunos de 1º ao 5º anos daquela unidade, ao longo de todo este ano letivo de 2018. Entre diversas atividades estão a leitura diária em sala de aula, contação de histórias mensais no pátio da unidade em parceria com Biblioteca Municipal, visitas à biblioteca, participação em eventos literários, empréstimo semanal de livros, aumento do acervo literário da escola, entre outras.
Conforme explicou o encarregado das bibliotecas municipais, Rafael Freitas, o projeto elaborado tem como justificativa o fato da escola ter o papel fundamental de democratizar o acesso ao saber. 
“Sabemos que a leitura possibilita novas oportunidades de compreensão e de interação com o mundo. É neste sentido que usamos o recurso da contação de histórias”, disse ele. 
“Nosso objetivo é estimular nos alunos o desejo de procurar os livros para que neles consigam encontrar o mesmo prazer que encontraram ao ouvir as histórias. É o livro que traz esse universo agradável e divertido que vivenciaram com a experiência da contação”, explicou Rafael. “Assim se formam leitores, abrindo essa porta para a motivação”.
“É importante lembrar que um leitor não tem caminhos abertos apenas para a diversão e o entretenimento saudável, mas também para o conhecimento e a formação do pensamento crítico”, destacou.
As escolas, entidades, associações e demais organismos da sociedade que desejam manter parcerias com as bibliotecas municipais para este projeto de incentivo, através da contação de histórias e mediação de leitura, podem entrar em contato para agendamentos no telefone 3652-5691.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade