Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/05/2013

Biblioteca “Prof. Jayme Monteiro” abrirá para o público dia 14

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Biblioteca conta com seção específica para público infantil

 

A Prefeitura de Penápolis convida toda comunidade para conhecer a nova Biblioteca Municipal “Prof. Jayme Monteiro” que será aberta ao público a partir da próxima terça-feira, dia 14 de maio. Ela fica localizada na Avenida Ivanoé de Cunto, esquina com a Rua Altino Vaz de Melo, na Vila Formosa (prédio onde funcionava a antiga da Emei Simone).

O novo espaço para os amantes da leitura e do conhecimento está totalmente pronto pra receber a comunidade penapolense, com seções específicas e ambientalizadas para o público infantil, juvenil e geral. Inicialmente, o horário de atendimento ao público será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, podendo ser ampliado conforme a demanda local.

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o Zeca, a nova biblioteca será aberta ao público antes da inauguração oficial, em atendimento ao pedido do prefeito Célio de Oliveira, que faz questão que a comunidade seja a primeira a conhecer e prestigiar o espaço. A data para a inauguração da nova biblioteca será definida e divulgada nos próximos dias.

Para comemorar o início das atividades da Biblioteca “Prof. Jaime Monteiro”, foi preparada uma programação especial para grupos escolares e demais visitantes durante a primeira semana de atendimento. Haverá contação de histórias e visita monitorada à  Exposição “Caricaturas de Poetas”, do artista plástico e caricaturista, Deva Baktha, de Presidente Prudente.

De acordo com Rafael Freitas, monitor educacional da Biblioteca, a exposição está sendo montada especialmente para a abertura do espaço. “Entramos em contato pessoalmente com o artista plástico Deva Baktha que autorizou a exposição de suas telas com a caricatura de alguns poetas mais famosos do mundo”, comentou.

As escolas podem agendar visita à nova Biblioteca por meio do telefone (18)3653.4400.

 

Espaços

A Biblioteca “Prof. Jaime Monteiro” conta com uma espaço destinado à Seção Infantil, com prateleiras baixas e pufs coloridos, incluindo também a Gibiteca e a Bebeteca, com livros e objetos para crianças de zero a 3 anos.

Para os adolescentes e jovens, também foi preparada a Seção Juvenil, com literatura específica e livros de pesquisa escolar. E em breve o Programa Acessa São Paulo com internet gratuita estará à disposição da comunidade nesta seção. A Prefeitura já fez a solicitação e aguarda a chegada dos equipamentos. 

O espaço externo da Biblioteca também conta com o “Quiosque Rosa dos Ventos”, que será utilizado para contação de histórias e demais atividades de leitura ao ar livre.

 

Implantação

A Biblioteca “Prof. Jaime Monteiro” foi implantada por meio de convênio com a Fundação Biblioteca Nacional, recebendo a doação de todo o acervo bibliográfico (cerca de 2 mil livros de literatura infantil, juvenil, literatura brasileira, estrangeira, livros de arte, pesquisa, enciclopédias), equipamentos de informática, vídeo, som e mobiliário (mesas, cadeiras, prateleiras). Em contrapartida, a Prefeitura cedeu o imóvel. Oantigo prédio da Emei Simone passou por obras de reconstrução, principalmente a parte frontal, que precisou ser demolida. O restante da estrutura do prédio foi utilizada, porém, também passou por obras de reforma, ampliação e adequação do espaço interno, conforme projeto arquitetônico desenvolvido pelo setor de Engenharia da Secretaria de Obras. O investimento foi de aproximadamente R$300 mil com recursos próprios da Secretaria de Educação.

Penápolis é uma das poucas cidades do interior do Estado de São Paulo a ter duas Bibliotecas Públicas. A nova biblioteca oferece os mesmos serviços que a Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, no centro da cidade. Dessa forma, as pessoas que residem nos bairros afastados do centro e próximo à Vila Formosa, terão mais facilidade de acesso a empréstimo de livros, inclusão digital, cultura, lazer e conhecimento.

 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade