Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/01/2024

Banco de Leite Humano faz campanha para aumentar estoque

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis possui estoque baixo e precisa sempre de doações de mães que estejam amamentando

DA REPORTAGEM

O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Penápolis tem ressaltado nos últimos dias, a necessidade de se manter estoque de leite materno para fornecimento aos bebês que ficam internados no hospital e as mães por algum motivo, não têm condições de amamentá-las. De acordo com a nutricionista responsável pelo Banco, Denise Sussai, o leite materno é considerado o melhor e mais completo alimento. “Ele é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês, fortalece o sistema imunológico, diminui os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos”, esclareceu. 
O Banco de Leite da Santa Casa de Penápolis sempre necessita de um estoque com maiores quantidades, principalmente no decorrer deste mês de janeiro, onde o estoque está bem abaixo do normal, sendo que o estoque deve ser mantido em 50 litros, atualmente, o Banco de Leite possui apenas 15 litros armazenados.
A nutricionista explicou que a quantidade de leite em estoque acaba sendo sazonal, dependendo da quantidade arrecadada em relação ao consumo. “Normalmente, em meses de férias, a coleta de doadoras é menor, enquanto que o consumo pode variar conforme a quantidade necessária na maternidade do hospital”.
Assim, neste período, são realizadas as campanhas de conscientização sobre a importância da doação de leite humano. “Estamos nos empenhando para conscientizar as mulheres que estão em período de amamentação para que realizem doações ao Banco de Leite, destacando que a doação não prejudica a amamentação do bebê, ao contrário, é um estímulo ao organismo da mulher para produzir ainda mais leite”, acrescentou a nutricionista. 

Importância da amamentação
A amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e de mama. “O Ministério da Saúde recomenda manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida”, ressaltou Denise. 
Com o objetivo de motivar esta amamentação, o Banco de Leite de Penápolis tem um papel fundamental na orientação das mães para que logo nas primeiras horas de vida do bebê, estejam amamentando, garantindo a saúde de seu filho desde o início. 
Estas orientações são fundamentais para o bom desenvolvimento do recém-nascido. “Todas as mamães que realizam o parto em nossa maternidade passam por esta orientação, fazemos questão de acompanhar estes primeiros momentos, de contato entre mãe e o bebê, justamente para motivarmos este vínculo, principalmente em relação à amamentação”, disse. Porém, por algum motivo, pode acontecer da mãe não conseguir a amamentar a criança, seja por falta de leite ou por algum cuidado mais especial que a criança necessite, impedindo este contato imediato. Para isso, o Banco de Leite possui estoque de leite humano para que o bebê não permaneça sem receber a alimentação considerada tão completa para sua saúde. “Quando isso é necessário, temos o leite em nosso estoque que é preparado para que o bebê receba, tendo todo o cuidado e carinho necessário”, destacou.

Como funciona?
A arrecadação de leite materno na cidade é feita através de um cadastro de mães que estão em fase de amamentação e que se dispõe a doar quando existe o leite em excesso. Através deste cadastro, as funcionárias do banco percorrem as casas das doadoras para que possam fornecer parte do material necessário, e a mãe possa realizar a coleta. Um detalhe importante é que este leite, assim que coletado, precisa ser congelado para manter suas propriedades e qualidade. No Banco de Leite, o material recolhido passa por uma série de exames para garantir sua qualidade, além de ser pasteurizado. Depois disso é armazenado, congelado, e identificado, podendo permanecer assim por até seis meses. Assim que necessário, o leite é descongelado de maneira controlada, passa por novos testes para garantir sua qualidade e distribuído conforme a necessidade. Vale destacar que o leite é usado apenas dentro da maternidade, não podendo ser doado diretamente para alguma mãe. 
É importante ressaltar ainda os cuidados que a mãe deve ter ao doar seu leite. Toda mulher que amamenta é possível ser doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Além disso, é preciso algumas precauções, como não fumar e não beber. Mulheres que tenham feito tatuagem, colocação de piercing ou transfusão de sangue só podem doar após seis meses do procedimento. “Pedimos àquelas mulheres que tenham condições de doar, que nos procure para aumentar nosso estoque e, assim ajudarmos aqueles que precisam deste alimento tão precioso que é o leite materno, sendo recomendado que procure o Banco de Leite na Santa Casa para obter mais informações. O contato pode ser feito através do telefone (18) 3654-2210.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade