Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/03/2009

Balanço: Agricultura aponta crescimento na prestação de serviços

Um recente balanço feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis aponta uma grande evolução dos serviços prestados à comunidade e ampliação dos mesmos tanto na área urbana, quanto rural do município, em um período compreendido entre 2006 a 2008. Em 2006, foram executados 613 serviços. Em 2007, esse número subiu para 1.218 e em 2008, os serviços executados superaram em mais de cinco vezes o total do primeiro ano analisado, chegando a 3.186 atendimentos. Conforme dados divulgados pela secretaria, os serviços mais solicitados por ordem decrescente são: recolhimento de galhos, limpeza em geral, podas e cortes de árvores, erradicações, diversos, horas máquinas para atendimento de pequenos produtores rurais, serviços de roçadeiras e atendimento a hortas comunitárias. (Observar gráfico demonstrativo). Conforme orienta o secretário municipal de Agricultura, Éder Fonzar Granato, todo munícipe que necessitar de qualquer serviço da Secretaria de Agricultura deve se dirigir ao serviço de Protocolo no Paço Municipal e registrar formalmente o pedido. Após a solicitação formal, a Secretaria de Agricultura, agenda em ordem de chegada e com certeza, todos os pedidos serão atendidos dentro da disponibilidade da mão-de-obra, máquinas e equipamentos.

Erradicação de árvores
Sobre a erradicação de árvores, o secretário explica que após a solicitação formal desse pedido, a secretaria envia um técnico agrícola até o local para avaliar se realmente a árvore precisa ser erradicada. “Após análise sobre a saúde da árvore, riscos que a mesma oferece, idade provável, possibilidade de substituição, ele indica ou não a erradicação da mesma. Sendo que o munícipe assume um compromisso se responsabilizando a plantar outra árvore no lugar daquela retirada”, esclareceu. Éder Granato ainda adiantou que embora exista a Lei Orgânica do município, sua secretaria está criando um projeto de lei que contempla todo o processo de arborização urbana do município de Penápolis. “É um projeto bem moderno, baseado em experiências exitosas de outros municípios e muito bem ajustado para a realidade penapolense”, comenta.

Hortas Comunitárias
Outro serviço que mostrou crescimento foi no atendimento das Hortas Comunitárias. Atualmente o município possui 70 Hortas Comunitárias, as quais beneficiam aproximadamente 1.500 famílias. É um Projeto denominado Agricultura Urbana e serve de modelo para vários países da América Latina. Segundo Éder Granato, esse projeto já foi apresentado em Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile e Buenos Aires na Argentina. “Além disso, também somos freqüentemente consultados por Gestores Públicos do Canadá”, informou. O referido projeto é baseado na sustentabilidade através da segurança alimentar pela melhoria da qualidade de vida, produzindo alimentos saudáveis e ervas medicinais. A Secretaria Municipal de Agricultura fornece o terreno, toda a orientação técnica, adubos, sementes e composto orgânico.

Produtores rurais
Pode-se notar através do gráfico que os serviços prestados a produtores rurais vêm aumentando ano após ano. Em 2006 praticamente não foram realizados serviços para produtores rurais. Em 2007 foram realizados 37 ordens de serviços. Já em 2008 foram atendidas 70 solicitações. Para o secretário Éder Granato, esse aumento se deu em função da aquisição de novas máquinas e equipamentos pela Prefeitura Municipal em 2008, aumentando a oferta de serviços para os pequenos produtores rurais, possibilitando assim um atendimento melhor e mais rápido. “Dessa forma conseguimos agregar valor à produção rural, dentro da Legislação Ambiental vigente”, disse.

Novos desafios
Na avaliação do secretário Éder Granato, o grande desafio da pasta é além de prestar os serviços solicitados (demonstrados no gráfico), também buscar inovações, propostas e ações voltadas à equidade social, oferecendo melhoria das condições de vida tanto na área rural quanto na área urbana do município. Ele explica que a secretaria atua diretamente desde o início da cadeia produtiva do agronegócio até o final, a distribuição e comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros. “Como Penápolis tem uma vocação estritamente voltada para o agronegócio, temos a obrigação de atuar fortemente neste segmento e confesso que me sinto honrado em poder desenvolver junto com a equipe um trabalho focado nesta área, sempre voltado a sustentabilidade, baseado no tripé: economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo”, concluiu o secretário.  Secom – PMP

CONFIRA O GRÁFICO NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade