Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/09/2007

Avanhandava: Serviço Militar poderá se tornar obrigatório no município

Avanhandava está na iminência de se tornar município tributário, ou seja, todos os jovens alistados no município e que forem selecionados terão a obrigatoriedade de prestar o Serviço Militar. Até hoje, pelo fato de Avanhandava ser considerado município não tributário, todos os alistados são automaticamente dispensados do Serviço Militar. A informação foi confirmada pelo delegado de Serviço Militar da região, 2º tenente Elizeu da Silva Gomes, em visita recente ao município. A indicação já foi feita ao Comando Central do Exército, em São Paulo.

Conta a favor de Avanhandava o fato do município apresentar todos os anos alta média no número de jovens alistados, ficando à frente até mesmo de municípios maiores. Como exemplo, é citado o caso de Pirajuí, com população de 21.999 habitantes e que teve 147 jovens alistados dentro do prazo, enquanto que Avanhandava, com pouco mais de 10,8 mil habitantes teve 116 alistamentos no período. O número supera inclusive a projeção do Exército, que presume que em idade militar deva haver 1% (um por cento) da população total (108 no caso).     Sendo assim, Pirajuí deveria ter média de 219 alistamentos anualmente. O que chama mais a atenção, no entanto, é o baixo número de jovens alistados em outras cidades, caso de Getulina, que tem população superior à de Avanhandava (12.160 habitantes), mas registrou o alistamento de somente 76 jovens, ficando abaixo do estipulado, que seria 121 alistamentos (1% da população). Na Comarca de Penápolis, Alto Alegre também está abaixo desta expectativa : com população de 6.149 habitantes, os jovens em idade militar teriam de ser 61, no entanto, a média de alistamento naquele município não passa de 35 ao ano.      

Caso a medida seja implantada, depois de alistados na Junta de Serviço Militar (JSM) de Avanhandava e aprovados, os jovens servirão o Exército na cidade de Lins, distante cerca de 45 quilômetros de Avanhandava. De acordo com as informações, na visita à cidade, o prefeito Gino Corbucci Filho já teria também manifestado interesse em que a mudança seja implantada. Para ele, muitos jovens gostariam de ter a oportunidade de seguir a carreira militar.

 

Elogios

Outro fato que poder ser determinante para que Avanhandava venha a ser considerado município tributário, é o que estipula o recrutamento em cidades que estejam a até 70 quilômetros do local onde o jovem irá servir o Exército. Avanhandava está a cerca de 45 quilômetros do 37º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), em Lins. Na visita a Avanhandava, o 2º tenente Elizeu da Silva Gomes, elogiou o trabalho que é desenvolvido pela JSM local, sob o comando de Valter César Dias Sena, o Seninha. “O trabalho feito na cidade nos deixa muito tranquilos e a documentação sempre é apresentada de forma correta”, declarou o militar. A JSM funciona no prédio anexo ao Paço Municipal. (OV)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade