Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/06/2008

Avanhandava: Projetos para o meio ambiente buscam envolvimento da população

Um dos projetos que prevêem a preservação do meio ambiente, denominado inicialmente “Monitores Ambientais”, que visa o recolhimento de óleo vegetal (de cozinha) pelos alunos de uma escola estadual foi lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente em Avanhandava. O lançamento aconteceu em uma sala da Casa da Agricultura (atual Ciap), com a presença dos coordenadores Vilma Caldeira e Fabiana Maschio (professoras), Flávio Maschio (biólogo), Solange Ronconi (vice-diretora da EE “Maria Eunice Martins Ferreira”) e Alamares Hirata (produtor rural). O projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura e o Rotary Clube de Avanhandava. Participaram ainda o prefeito Gino Corbucci, a vice Rosmeri Garcia e o presidente do Rotary, Walter dos Santos. Com a presença de 40 alunos da 7ª série A da escola “Maria Eunice”, foi apresentado slide mostrando vários tipos de agressões contra a natureza. Um dos aspectos citados é que um litro de óleo de cozinha é capaz de contaminar um milhão de litros de água, quantidade que uma pessoa pode consumir ao longo de 14 anos. “Procuramos evidenciar o problema causado pela má destinação do óleo de cozinha na natureza”, frizou Vilma. “O objetivo é evitar que esse material seja descartado no meio ambiente”.

Apenas em casa
Inicialmente, os alunos da 7ª A farão o recolhimento do óleo que seria jogado fora apenas em suas casas. De preferência em garrafas pet, levarão o óleo para um local em que haverá um recipiente com capacidade para 100 litros. O produto coletado será posteriormente enviado a uma empresa de Birigui, que o transformará em biodiesel. “Com o tempo, a intenção é abranger a coleta do óleo de cozinha para toda a cidade”, adiantou o biólogo Flavio Maschio.
A professora Vilma explicou também o motivo da escolha da 7ª A para a implantação do projeto: “É uma classe com bons alunos e com bastante interesse por esses assuntos, mas nada impede que outros alunos venham a aderir à nossa iniciativa. De acordo com ela, os alunos estão sendo preparados para talvez no segundo semestre percorrerem escolas infantis do município para falar da importância do projeto.

Nova trilha sonora
Uma nova trilha sonora, desta vez ecológica, ganhará as ruas de Avanhandava nas próximas semanas. O comerciante Tadeu Previato está preparando uma campanha que pretende recolher nas residências materiais que possam ser reciclados. O pontapé inicial também foi no dia 05. Com uma caixa de som sobre a cabine do caminhão Ford, Previato percorreu alguns locais da cidade informando o início da campanha. O comerciante está à procura da música “Planeta Azul” para transforma-la no jingle oficial da campanha, a qual fará parte de um CD para o comunicado à população da data em que os materiais serão recolhidos por ele. A intenção é em cada dia da semana percorrer uma localidade (bairro). Segundo Previato, muita gente não esclarecida acaba jogando no lixo o que poderia ir para a reciclagem. Ele pretende adquirir farta quantidade de sacaria para distribuir nas residências e onde os materiais poderão ser acondicionados. (OV)

Foto: Alunos da 7ª - precursores do projeto

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade