Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/12/2006

Avanhandava: Programação em louvor à Santa Luzia termina hoje a noite

Uma missa solene com procissão luminosa às 18h30 na igreja matriz e uma quermesse no salão paroquial padre “Natal Cremasco”, a ser realizada na noite de hoje, feriado municipal em Avanhandava, marca o término da programação em comemoração à padroeira da cidade, Santa Luzia, tida pelos católicos como a santa protetora dos olhos.

Segundo programação elaborada sob a coordenação do pároco Reginaldo Marcolino, as atividades de hoje começam às 6h00 com alvorada, seguida por uma missa solene às 9h00 com a presença do bispo diocesano dom Irineu Danelon. Para as 10h30 está programada carreata e benção de veículos e ao meio-dia, terço na Matriz. No período da tarde haverá oração de Santa Luzia, às 15h00, e benção dos olhos pela rádio Liberdade FM. A programação religiosa foi iniciada no dia 04, com a realização de uma novena que se estendeu até ontem, sendo discutido em cada dia um tema diferente sobre a padroeira. Já a quermesse foi promovida no último sábado e domingo à noite.

No segundo dia foi realizado ainda um leilão de gado no salão paroquial, com a presença de pecuaristas da cidade e região. Cerca de 52 animais foram leiloados e, conforme um dos organizadores, o evento arrecadou aproximadamente R$ 16 mil.

 

Arquitetura

Segundo registros da paróquia, a construção em estilo gótico do prédio da igreja matriz de Santa Luzia foi iniciada em 1926. No início era uma simples capela com a frente voltada para a rua Marechal Deodoro. O templo foi ampliado e teve sua posição de entrada mudada para a rua Boa Vista, já na década de 1950. Nos anos 90, a matriz passou por uma reforma interna, onde foi realizada a troca do telhado de madeira, que era bastante antigo e trazia riscos de desabamento. Para o próximo ano, há a possibilidade de se promover uma reforma completa na igreja. (OV)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade