Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/07/2009

Avanhandava: Pernilongos atormentam a cidade

Detalhes Notícia

Não é a crise do Congresso, a alta do dólar ou até mesmo a gripe suína. O que tem tirado o sono dos avanhandavenses responde pelo nome de pernilongo. A cidade de Avanhandava vive uma infestação atípica de pernilongos, do tipo culex. A infestação foi confirmada à reportagem pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, que recebe dezenas de reclamações todos os dias por moradores de várias regiões da cidade. A população sente o problema na pele e tenta se proteger como pode.  Nas últimas semanas, o corredor mais procurado nos supermercados é o das prateleiras com os produtos de vários tipos e marcas capazes de afugentar os pequeninos insetos. Com a procura desenfreada por produtos (repelentes e inseticidas) pelos consumidores, donos dos dois supermercados fizeram pedidos extras para abastecer as prateleiras, que mesmo assim tem ficado boa parte do tempo vazias.     

Prateleiras vazias
No Bandeirantes, as vendas de produtos do gênero aumentaram em torno de 100% nas últimas semanas. Quando da visita do Acontece Ava!, restavam poucos pacotes de pastilhas contra os pernilongos. “Está vendendo que nem água”, brincou uma das atendentes (caixas) do Supermercado. Um dos proprietários disse que no intervalo de poucos dias foram feitos vários pedidos para reforçar o estoque e mesmo assim não tem sido suficiente atender a todos os consumidores. No Supermercado São Cristóvão as prateleiras ficaram vazias e os estoques zerados mesmo após novos pedidos. O proprietário trouxe tudo que havia na filial de Promissão e em pouco tempo os produtos para pernilongos se esgotaram. “Nunca vendeu tanto e as vendas mais que quadruplicaram”, admitiu. A reportagem encontrou várias pessoas procurando pelos produtos e falou com algumas delas.

Vigilância
“Em São Paulo, é até comum pernilongo na época de calor, algo suportável, mas em Avanhandava está insuportável, algo de errado deve estar acontecendo para justificar tanto pernilongo”, disse um consumidor que está em visita à cidade.  Sérgio Florêncio, o “Monga”, morador do bairro padre “Natal Cremasco”, revela ser absurda a quantidade de pernilongos. “Está demais, moro há muito tempo e nunca vi uma situação como está agora. Um ou outro pernilongo, até aí tudo bem, mas desse tanto que está tendo agora ta ficando insuportável”. “Monga” explicou que para combater os pernilongos não deixa faltar repelente e às vezes tem também de ligar o ventilador. “Se não fizer isso não dá para dormir. Outra coisa, não pode ter dó de comprar repelente e veneno”, finalizou. 

Vigilância Sanitária
Funcionários da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Avanhandava admitiram a infestação atípica de pernilongos. “Há reclamação todo dia contra os pernilongos, as pessoas não param de ligar. Em um só dia foram 15 ligações”. Após verificação pela Vigilância em locais em que poderia haver focos de pernilongos, até agora nada foi encontrado. O inverno chuvoso pode ser uma das causas. Também foi confirmado à reportagem não ser comum a proliferação de pernilongos em época de inverno. Além disso, toda aplicação de inseticida ambiental depende de orientação e supervisão da SUCEN e até agora, apesar do fato já ter sido comunicado ao órgão, não há nenhuma previsão nesse sentido. (OV)

Foto: É grande a procura por repelentes em Avanhandava

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade