Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/05/2009

Avanhandava: Padre Valdecir defende alegria para as celebrações

Detalhes Notícia

Pelo fato de já conhecer várias pessoas da comunidade, o novo padre de Avanhandava, Valdecir da Silva Godi, acredita que isso possa facilitar o trabalho à frente da paróquia de Santa Luzia. “O difícil, é quando você chega num lugar e não conhece ninguém”, resumiu o religioso. Até meados de abril ele estava afastado das funções religiosas, após atuar até novembro de 2008 em Promissão, tendo depois se submetido a uma cirurgia. A alegria e a descontração tem sido a tônica nas celebrações já realizadas pelo novo padre, o que tem contribuído para lotar as dependências da igreja matriz. Padre Valdecir espera desenvolver junto às autoridades e lideranças políticas locais um trabalho capaz de preservar o bem comum em relação ao aspecto social. “Avanhandava não é diferente de outros locais e também tem seus problemas sociais, então é preciso somar forças”, comenta. Uma das melhorias já colocadas em prática pelo novo padre na matriz de Santa Luzia foi a instalação de novo sistema de som, em razão da reclamação dos fiéis que em determinados locais da igreja não conseguiam ouvir nitidamente a transmissão das missas. Acompanhe os principais trechos da entrevista:    

Diário: Padre Valdecir, são quantos anos de sacerdócio?
Padre Valdecir: São 13 anos de sacerdócio, já estamos meio calejados como padre. Fui ordenado padre no município de Alto Alegre, onde fiquei por mais de um ano. Depois fui para Pirajuí e lá permaneci por 7 anos. Posteriormente fui para a paróquia de Promissão, onde fiquei por quase cinco anos.

Diário: Com qual propósito assume a paróquia de Santa Luzia?
Padre Valdecir: O propósito sempre no sentido de fazer o melhor, com objetivo de levar as pessoas a uma experiência privilegiada de Deus. Mas acima de tudo também uma experiência em que as pessoas possam se redescobrir como ser humano, porque não é possível você querer atingir a Deus se não consegue atingir o ser humano, o seu semelhante. Na medida em que se redescobre, a pessoa vai também redescobrindo a relação com Deus. Digo sempre que a verdadeira religião não consiste em amar a Deus, mas descobrir-se amado por Deus, o que torna possível a mudança e transformação na vida de uma pessoa.

Diário: O fato de conhecer muitas pessoas da comunidade pode facilitar o trabalho à frente da paróquia?
Padre Valdecir: Conheço muita gente de Avanhandava e tenho muitos amigos, com alguns dos quais já trabalhei no cursilho. Tenho que dizer que não sou tão estranho, muitos já me conhecem. Isso pode sim facilitar o trabalho do padre. O duro é quando você chega num lugar e não conhece ninguém.

Diario: Que impressão teve da comunidade nas primeiras celebrações?
Padre Valdecir: Fui muito bem acolhido pelos fiéis. A impressão que tive foi a melhor possível. Sinto que já houve uma empatia entre a gente e a comunidade. Isso me dá muita satisfação, alegria e também esperança no sentido de desenvolver o trabalho. A primeira impressão foi muito positiva.

Diario: Pretende fazer mudanças na paróquia?    
Padre Valdecir: O padre Gilberto ficou por mais de dois anos na cidade e fez um bom trabalho. Digo que nós vamos acrescentar algo à aquilo que o padre anterior fez para a comunidade católica. Estou chegando para acrescentar e é bom não esquecer o trabalho dos que por aqui passaram, afinal, cada um deu a sua contribuição em favor de toda a comunidade. Através de reuniões com movimentos e pastorais estamos tendo conhecimento da realidade efetiva das coisas da paróquia de Santa Luzia.
 
Diario: Nas celebrações que faz há bastante animação?
Padre Valdecir: Sem dúvida. É impossível pregar a Deus sem alegria, que é a tônica da vida da gente. As missas, nem todas evidentemente, terão muita animação e é bom os fiéis irem preparados para pular e cantar e não adianta a pessoa dizer que não sabe, afinal ninguém nasceu sabendo. Sou uma pessoa que não gosto de pensar pequeno, gosto de pensar grande. (OV)

Foto: Padre Valdecir Godi concede entrevista em rádio

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade