Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/01/2007

Avanhandava: Mesmo com trégua nas mortes, Gino Corbucci vai ampliar cemitério cheio

Detalhes Notícia

Se por um lado o início de 2007 foi de preocupação para o prefeito de Avanhandava, Gino Corbucci Filho (PFL), devido as chuvas constantes que danificaram as estradas e fizeram aumentar a reclamação dos moradores por causa dos buracos das ruas da cidade, por outro aspecto o prefeito pôde dormir sossegado. É que a cidade está há mais de um mês sem registrar a morte de nenhum de seus moradores, fato que se ocorresse poderia deixar o único cemitério da cidade ainda mais cheio. O fato é confirmado pelo relojoeiro João Martins, que anuncia as notas de falecimento através do serviço de som da igreja matriz. 

De acordo com o livro de registro de óbitos do município, o último sepultamento de um morador da cidade foi em 14 de dezembro. Após isso, três sepultamentos foram feitos na necrópole municipal, mas todos eles foram de pessoas que faleceram em outros municípios, sendo em dezembro de uma pessoa que faleceu em São Paulo e em janeiro de duas senhoras, uma de Glicério e outra de 89 anos que morava em Penápolis e morreu dia 16, terça-feira. Pelo fato das três famílias possuírem jazigos, nenhum dos corpos ocupou terreno no cemitério, que segundo o coveiro Luis Rodrigues dos Santos, o “Luis Bem”, registra em média de 3 a 4 sepultamentos por mês. 

Com o cemitério praticamente lotado, a trégua nas mortes tem dado uma certa tranqüilidade ao prefeito, que terá de tomar providências para ampliá-lo, já que a construção de um outro já foi descartada por ele. No entanto, a obra de ampliação ainda não foi iniciada. Corbucci garantiu o início das obras de ampliação assim que o tempo melhorar. “Com o período de chuvas intensas, fica difícil fazer um serviço bem feito, então prefiro esperar o tempo estiar um pouco, inclusive os pedreiros já estão designados para o serviço”, justificou. O prefeito anunciou também que pretende tomar providências no sentido de se evitar desperdício na ocupação do cemitério local.

Corbucci afirma que quer ver a população com bastante saúde. “Na verdade o meu desejo é que ninguém morra, mesmo que a Prefeitura tenha que ampliar o cemitério”. O prefeito lembra que esse aspecto é o oposto do que ocorreu na novela ‘O Bem Amado’, em que o personagem Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira, no interior da Bahia, tinha como objetivo principal em sua gestão política a inauguração do cemitério da cidade, mas isso não foi possível por um bom tempo pois ninguém morria na cidade, apesar das tentativas feitas por Odorico. A novela foi levada ao ar pela Rede Globo na década de 70.

 

Preocupante

A ampliação vai ocorrer em uma faixa de 7 metros na área frontal do cemitério, onde há uma praça em toda a entrada principal e onde haveria espaço para aproximadamente 130 novos sepultamentos, somente de quem ainda não tem terrenos adquiridos na necrópole. O prefeito já se manifestou favorável à ampliação como medida emergencial. A situação só não está pior porque várias famílias já possuem túmulos (jazigos) e é neles que são feitos os sepultamentos quando morre algum familiar. De acordo com o vereador Marcelo de Oliveira (PL), o alerta foi feito por ele na Câmara através de indicação desde o ano passado. Para o vereador o assunto é preocupante e merece atenção das autoridades. “Não podemos demorar muito para agir para evitar maiores constrangimentos”, avalia. Marcelo sustenta que o ideal é a construção de um novo cemitério, mas que as licenças ambientais são demoradas e difíceis de serem obtidas. “Fazendo a ampliação na área frontal iremos aumentar a vida útil do cemitério em aproximadamente três anos, tempo suficiente para que a prefeitura encontre um novo local para enterrar seus moradores”, argumentou Marcelo.

O vereador salienta também que mesmo com a ampliação na parte frontal da necrópole, será possível preservar o estacionamento de veículos, o passeio público e parte da área verde do local. Marcelo confirma que os últimos terrenos do cemitério já foram vendidos.  As informações são de que no cemitério existem 7.980 pessoas sepultadas. (OV)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade