Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/07/2007

Avanhandava: IBGE conclui contagem da população do município

O trabalho da contagem da população do município de Avanhandava está praticamente concluído pelos recenseadores. Iniciado em 16 de abril, o trabalho de coleta das informações foi finalizado na semana passada. Além da contagem populacional, foi realizado também o censo agropecuário. Embora a pesquisa esteja concluída, por determinação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os recenseadores não informam o atual número de habitantes do município. A divulgação oficial ocorrerá no final de agosto ou no máximo no começo do mês de setembro.

Na Comarca de Penápolis, o município de Barbosa foi o primeiro a concluir o trabalho de contagem da população, seguido depois por Avanhandava. Outros municípios, no entanto, embora bem menores que Avanhandava, ainda não conseguiram finalizar a coleta de informações.     

O trabalho em Avanhandava, segundo a Agente Censitária Supervisora, Ângela Arroio, contou com a participação de 5 (cinco) agentes. Três deles ficaram responsáveis pela zona rural e dois pela zona urbana. Os recenseadores rurais concluíram primeiro o levantamento de campo e após isso, auxiliaram os que eram responsáveis pelo levantamento urbano. Ao todo, foram três setores rurais e 16 urbanos, incluindo a Penitenciária Compacta de Avanhandava.

 

Fundo de Participação

No entanto, a contagem extra-oficial aponta que a população de Avanhandava irá ultrapassar a 10 mil habitantes, o que poderá representar ao município o aumento na verba que é repassada pelo Governo Federal através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os percentuais do FPM variam conforme o tamanho da população nas cidades com até 170 mil habitantes. Acima dessa faixa, os valores são fixos. Em relação à Penitenciária Compacta, conforme Ângela, os condenados definitivos foram incluídos como moradores da cidade, uma vez que é previsto domicílio necessário. Já os presos provisórios não puderam ser incluídos no Censo. Os trabalhadores nordestinos (migrantes), também foram descartados da contagem em razão de que não irão permanecer na cidade após a safra da cana. (OV)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade