Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/12/2006

Avanhandava forma 18 Agentes Comunitários de Saúde

Detalhes Notícia

Iniciado em junho em Avanhandava, o curso qualificação e formação profissional de Agente Comunitário de Saúde chegou ao seu final. Com um jantar, a formatura aconteceu na semana passada e a solenidade teve a participação de autoridades do setor de Saúde e do município. O curso foi desenvolvido em conjunto por Avanhandava (município sede) e Barbosa, com apoio das prefeituras. A aula inaugural aconteceu em junho nas dependências da Emef “Victor Sansoni”, com a presença das coordenadoras do curso, Márcia Aparecida Perazza Verginassi e Gisele da Silva Toquetto Gomes; dos prefeitos dos municípios de Avanhandava e Barbosa, Gino Corbucci Filho e Mario de Souza Lima, respectivamente; da diretora da escola Maria Luiza Quadrado; das secretárias de saúde dos dois municípios e da educadora de Saúde Pública de Barbosa, Ana Catija.

Oferecido pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Estado da Saúde, o curso teve três módulos e duração de 450 horas, sendo 250 horas teóricas e 200 horas práticas. Concluíram o curso 18 alunos de Avanhandava, os quais fazem parte do PSF (Programa de Saúde da Família) estando divididos em três equipes. As aulas aconteceram nos dias de quarta-feira no horário das 7h30 às 16h30. Ao final os participantes receberam certificado de conclusão e estão qualificados para exercer a profissão em qualquer parte do Brasil.

Conforme informou a coordenadora Márcia Verginassi, o curso teve na parte prática a participação como docentes de enfermeiras-padrão de Avanhandava, Amanda de Oliveira M. de Souza, Lucinéia de Alencar Sotto Marques e Larissa da Costa Galinari. “O curso serviu para ensinar o verdadeiro papel do agente comunitário e com isso proporcionar um melhor funcionamento e atendimento do PSF em nosso município”, explicou Márcia.     

O prefeito Gino Corbucci Filho, em seu pronunciamento, chamou a atenção dos alunos para a importância do curso profissionalizante e disse que a realização do mesmo foi possível graças a afinidade existente entre os municípios idealizadores do projeto, salientando ainda que é sua intenção descentralizar o atendimento do PSF em Avanhandava. Em 2005, foi montada uma nova equipe do PSF, que está prestes a ganhar a quarta equipe. (AI/PMA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade