Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/12/2007

Avanhandava: DAAEA e Prefeitura iniciam reflorestamento do Alambari

Detalhes Notícia

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Avanhandava (DAEA), em conjunto com a Prefeitura do município, deu início à ação de reflorestamento do córrego Alambari, que abastece toda a cidade. Foram plantadas 420 mudas de árvores nativas, primárias e secundárias (de crescimento rápido e lento), nas margens do córrego. A ação, de acordo com o biólogo do DAAEA, Flávio Luis Maschio, visa a criação de uma mata ciliar para proteger o local do assoreamento.

Flávio foi quem coordenou o trabalho de plantio das mudas, efetuado por alunos da EE “Maria Eunice Martins Ferreira” e que teve a participação do prefeito Gino Corbucci Filho (DEM). No total, 15 pessoas participaram da ação. De acordo com o biólogo, o plantio das mudas no córrego Alambari, é apenas a primeira fase de um projeto que pretende recuperar também outros rios e nascentes localizados no município. “A participação dos alunos é importante na medida em que desenvolve a consciência nos mais jovens. Estamos realizando um trabalho à longo prazo e os benefícios da ação que praticamos será certamente percebida pelos nossos filhos, só que alguém tem que começar esse trabalho”, disse Flávio, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos. O plantio das mudas foi uma determinação do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DPRN).

 

Desassoreamento

Ainda segundo Flávio, o córrego Alambari, que abastece uma população de mais de 10 mil habitantes, passou recentemente por um trabalho de desassoreamento de seu leito, cujo objetivo foi aumentar a área de captação de água que vaia para a estação de tratamento de água, mantida pelo DAAEA. Para a realização do serviço foi utilizada uma máquina escavadeira S 90, cedida pelo Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo (DAEE), através da Regional de Birigui. O projeto teve apoio do engenheiro Walter Marangoni e do encarregado do sistema de água, Carlos Alberto Campos. Também em 2007, no dia do meio ambiente, com a participação de alunos da EE “Maria Eunice Martins Ferreira”, em vários locais da cidade foram plantadas pelo DAAEA 60 mudas de Ipê nas cores roxo, rosa, amarelo e branco. As mudas foram doadas pela Flora Tietê, de Penápolis. (OV)

 

Foto: Pessoas participaram do plantio na ação de reflorestamento do Alambari

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade