Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2012

AVANHANDAVA: Alunos levam saúde para a população através do rádio

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os alunos Bruno Mariano e Thais Vieira apresentaram o último programa ‘Rádio Saúde’, através da rádio Liberdade FM, onde o tema discutido foi a tuberculose

DA REPORTAGEM

 

Alunos e professores da escola estadual Professora Maria Eunice Martins Ferreira, de Avanhandava, se uniram em prol de um projeto que visa levar dicas de saúde para a população através de um meio de comunicação que abrange toda  cidade, o rádio. O projeto intitulado como ‘Rádio Saúde’ vai ao ar todas as terças-feiras, a partir das 11h30 através da rádio Liberdade FM 98,7. Durante o encontro participam alunos, professores mediadores e a população, onde diversos assuntos relacionados à saúde e a cidadania são discutidos, promovendo o bem estar social dos cidadãos. De acordo com o professor Rodinei Rocha, os assuntos discutidos passam por uma avaliação dos próprios alunos que realizam uma pesquisa com o apoio dos professores que trabalham o tema em sala de aula. “Depois que o programa vai ao ar, o professor que ajudou a desenvolvê-lo, trabalha sobre o assunto gerando grande conhecimento para os alunos, despertando a curiosidade e incentivando-os a pesquisarem e desenvolverem a educação sobre a saúde”, explicou. O objetivo do projeto é justamente levar conhecimento para a população através do rádio, fazendo com que as pessoas possam aprender mais sobre determinadas doenças para procurar o tratamento correto, através de um médico especialista. “Percebemos que quando alguém tem alguma doença, falta conhecimento para que ela procure o exame e o tratamento correto, pois acabam se automedicando, o que pode agravar ainda mais a doença e trazer prejuízos maiores para sua saúde”, ressaltou. A professora Rosangela Cristina Daneluci acredita que os resultados têm sido bastante positivos, alcançando seus objetivos. “As pessoas estão sempre comentando sobre os assuntos discutidos. Muitas vezes nos procuram na escola para sugerir sobre o assunto a ser tratado, o que nos deixa muito felizes, pois sabemos que estamos fazendo um bem para a população e levando o conhecimento para nossos alunos”, disse. Feliz com a iniciativa também está a locutora da rádio, Vera Lúcia Marcovich, que diz ser gratificante receber os alunos em seu programa. “Nós moramos em uma cidade pequena, que necessita dessas informações, fico muito feliz em recebê-los, pois preparam o material com muito carinho e dedicação, sabem que possuem um público fiel e que realmente se interessa pelas dicas de saúde trazidas por eles”, comentou.

 

Reconhecimento

O projeto ‘Rádio Saúde’, além do reconhecimento positivo da população de Avanhandava, também recebeu elogios de representantes da Secretaria de Estado da Educação no ano passado, quando a iniciativa foi elogiada como um projeto exemplar no Estado. Tal reconhecimento gera uma grande responsabilidade por parte dos alunos, que afirmam saber da importância do programa. No programa da última terça-feira, 15, o tema discutido foi a tuberculose. A aluna do 8º ano, Thais Fernanda Passos Vieira, 14 anos, disse estar feliz com o projeto. “Acho este trabalho muito legal, pois as pessoas aprendem através de nós, isso valoriza nosso esforço e faz nos sentirmos melhores quanto ao estudo e as pesquisas”, disse. Seu companheiro de classe, Bruno de Souza Mariano, 14, ressalta a participação de toda a equipe escolar para o desenvolvimento do trabalho. “Este programa se faz através da ajuda de diversas pessoas, desde os alunos, professores mediadores e demais mestres da escola, diretores, funcionários e a população. Sem esse apoio o programa não seria o grande exemplo que é o que nos deixa muito orgulhosos”, ressaltou. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade