Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/03/2016

AVAN: Atividades sociais são desenvolvidas por Associação

Divulgação
Detalhes Notícia
O teatro é uma das atividades proporcionadas pela AVAN para crianças e adolescentes do projeto

DA REPORTAGEM

Desde outubro do ano passado a cidade conta com mais uma entidade social que prestar serviços para crianças e adolescentes. A Associação Acadêmica Valência da Alta Noroeste (AVAN) surgiu através de um grupo de pessoas que, vendo a situação de crianças e adolescentes carentes da cidade, resolveram se unir para, através de parcerias, oferecer atividades diferenciadas para este público através da educação, esporte e cultura. 
De acordo com a assistente social do projeto, Marília Cassimiro, a AVAN é uma Organização Social sem fins econômicos voltadas para o atendimento de criança, adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “A AVAN visa proporcionar oportunidades e valores através do esporte, da arte, da cultura, da educação, do atendimento social, inclusive a formação psíquica, moral, motora e inter relacional através da convivência, de oportunidades, da inclusão social e da participação em feiras e eventos”, explicou ela. A associação já conta com 12 voluntários, além de sua diretoria que também trabalha de forma voluntária, tendo como presidente Emerson Pacheco. Marília explicou que a associação é reconhecida como entidade de Interesse Público do Município de Penápolis. Por conta disso, diversos espaços públicos são utilizados para o desenvolvimento das atividades junto às crianças e adolescentes. “Sabemos da importância que o trabalho social tem na vida de cada criança, bem como é difícil apenas o município atender toda uma grande demanda. Desta forma, a associação tem como objetivo colaborar de forma a oferecer uma atividade extra para elas, tirando-as da rua e oferecendo a oportunidade as inserir na sociedade e ser bem encaminhadas no mercado de trabalho”, enfatizou.

Atividades
Entre as atividades oferecidas pela associação estão as aulas de dança e teatro, que ocorrem no Ceu das Artes. As aulas ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. “Os participantes se reúnem durante a semana e elaboram apresentações teatrais, técnicas entre tantas outras atividades que podem ser exploradas pelo teatro e também pela dança, que tem atraído cada vez mais a atenção dos participantes”, comentou. As aulas de futebol de campo masculino também é outro atrativo da associação. Elas acontecem no Campo do Eldorado em parceria com o time de Panteras do CAP (Clube Atlético Penapolense). “Esta, sem dúvidas, é uma das atividades mais procurada pelas crianças e os jovens. Futebol é tradição no país, então não seria diferente. O diferencial é que os jovens não aprendem somente sobre futebol, mas exploramos deles todo um potencial para se viver em sociedade, como a disciplina dentro e fora do campo, trabalhando e convivendo em equipe”, explicou a assistente social. Além destas, a associação promove atividades ainda com futsal masculino e feminino. Outros projetos estão em fase de estudo para implantação, como o “Batucando – percussão de instrumentos recicláveis, Preparação Física e capacitação profissional através de depilação e maquiagem. 

Ajuda
Assim como outras entidades, a AVAN depende da colaboração das pessoas para custear seus projetos. “Um trabalho de telemarketing está sendo implantado, o que deve nos ajudar muito, já que este é um trabalho que aproxima mais as pessoas de nossa entidade. No entanto, ainda precisamos muito da colaboração das pessoas. Para isso estamos de portas abertas para quem quiser nos visitar e conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, que é pautado pela seriedade e dedicação a cada participante de nossos projetos.”, finalizou Marília.
Quem quiser conhecer mais sobre a AVAN, o escritório está instalado na avenida Eduardo de Castilho, 170, no centro de Penápolis – anexo ao Cine Lúmine. O telefone é o (18) 3652-0287. 

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade