Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/10/2017

Avaliação técnica atesta qualidade de estágio para estudantes de medicina

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Durante a visita, foi avaliada a estrutura de saúde oferecida aos estudantes de medicina

Na última semana, representantes da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) e da Universidade Brasil estivem em Penápolis para uma avaliação técnica do processo de estágio profissional de 50 estudantes de medicina. Na ocasião, os profissionais visitaram a rede pública de saúde para avaliar a estrutura oferecida aos alunos.
A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, pelo coordenador do Estágio e chefe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o médico Ronny Sumer, pela diretora da Faculdade de Medicina da UFMT (campus Cuiabá), Bianca Borsatto Galera e demais representantes das universidades.
O secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, explicou que durante a visita foi feita uma avaliação técnica para o acompanhamento do estágio profissional. “Os representantes da UFMT e da Universidade Brasil fizeram uma vistoria para avaliar a nossa estrutura de saúde pública onde os estudantes de medicina estão aperfeiçoando seus estudos”, explica.
Penápolis recebeu 50 estudantes de medicina que frequentaram universidades em outros países da América Latina, como Paraguai, Peru, Bolívia e Cuba. Pelo período de um ano, os alunos têm  aulas complementares para conhecer a vivência do Sistema Único de Saúde (SUS), em um processo para a revalidação do diploma médico.
Os estudantes de medicina chegaram para estágio no sistema de saúde de Penápolis por meio de um convênio entre a Universidade Federal do Mato Grosso e a Universidade Brasil (campus de Fernandópolis). A universidade repassa à Santa Casa um recurso de R$ 60 mil mensais, dividido entre os médicos preceptores do estágio e a Santa Casa.

Referência
Segundo o coordenador do estágio, o médico Ronny Sumer, entre os seis polos onde o estágio é realizado, Penápolis foi considerado uma referência. “A qualidade da nossa estrutura de saúde pública, dos profissionais médicos e preceptores e de todo quadro clínico fez com que a cidade fosse um destaque entre os demais polos”, destacou o coordenador.
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, Wilson Carlos Braz, o objetivo é disponibilizar 100 vagas para o próximo período de estágio. “Os estudantes acompanham os trabalhos na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Centro Cirúrgico da Santa Casa, Pronto Socorro, nas unidades básicas de saúde e no Caps (Centro de Atenção Psicossocial)”, afirma.
“Mesmo sem atender diretamente à população, os futuros médicos auxiliam no dia a dia das unidades de saúde, acompanhando o corpo clínico em consultas e procedimentos. Desta forma, os estudantes colaboram para oferecer um melhor atendimento à população”, acrescenta Braz.
“Penápolis se tornar uma referência no estágio em medicina também é um dos pontos favoráveis para transformar a Santa Casa de Misericórdia em um hospital Escola, o que amplia os recursos federais repassados à instituição e oferece um melhor atendimento à população”, finaliza o secretário.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade