Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2018

Automatizado: Tratamento de água e reservatórios terão novo sistema

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
O sistema automatizado fará o controle remoto da estação de tratamento de água e dos reservatórios

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) iniciou o processo de modernização da distribuição de água em todo município. Será implantado um sistema automatizado para ligar e desligar os conjuntos motobombas responsáveis pela distribuição de água e pelo funcionamento das estações elevatórias de esgotos.
A automatização otimizará o processo de reservação de água e bombeamento dos esgotos, além de reduzir os custos com mão de obra e evitar desperdícios de água por extravasamentos nos reservatórios. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a medida está em fase de testes. “Já foram feitas as adequações necessárias com a instalação de aparelhos e sensores na Estação de Tratamento de Água, reservatórios e elevatórias. O reservatório do Jardim do Lago já funciona pelo sistema de monitoramento remoto e desta forma, não há necessidade de servidores no local”, contou.
Ainda de acordo com o presidente, esta medida está prevista do Plano de Ação do Daep, sendo já adotado em vários municípios e está se tornando uma realidade. “O setor de engenharia do Daep elaborou o projeto e realizamos o processo licitatório para contratar a empresa responsável”, afirmou.
A empresa V.F. Beregula – ME que apresentou o valor de R$ 20.833.33 mensais para realizar os serviços de controle e monitoramento remoto do complexo de reservação de água e estações elevatórias de esgotos. O sistema será feito por transmissão via GPRS. O fornecedor é responsável por toda implantação do sistema, transmissão de dados, manutenção do sistema de monitoramento, monitoramento online e envio de relatórios.  O presidente do Daep destaca que todo o processo de automação é um grande avanço. “Com a implantação dessa tecnologia, os servidores que atualmente atuam nos reservatórios serão alocados para outras áreas que estão com falta de pessoal, não havendo perda salarial”, enfatizou.
O Daep também ressalta que atualmente ocorreu extravasamentos de água no reservatório do Jardim Pevi por uma falha em fechar um registro. Com a automação do sistema, isso não acontecerá pois o controle do nível dos reservatórios será feito remotamente por meio de sensores. Neste episódio ocorrido de extravasamento de água, a autarquia já está tomando providências para apurar responsabilidades sobre o caso.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade