Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/04/2010

Autodidata: Artista penapolense reproduz fotos em quadros

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Sem nunca ter participado de aulas ou cursos de pintura, o artista penapolense João Carlos Ferreira, 54 anos, usando uma técnica peculiar em pintura sobre tela, consegue reproduzir com perfeição fotos antigas ou paisagens, em trabalho que arranca elogios das pessoas que os visualizam. Apesar do dom artístico, Ferreira, como é chamado e conhecido, sobrevive da pintura de propagandas em faixas e muros. Para ele, como seu trabalho não é tão divulgado, poucas são as pessoas que conhecem suas habilidades no pincel. “Comecei a me interessar por pintura quando tinha 14 anos de idade e já me destacava entre os demais alunos na sala de aula”, disse o trabalhador-artista. Para ele, a habilidade em conseguir reproduzir com requintes de detalhes as pinturas em quadros é um dom da qual já nasceu. “Sou autodidata (pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas). O próprio indivíduo, com seu esforço particular, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem e desta forma nunca participei de um curso ou tive alguém me dando qualquer dica em pintura”, enfatizou Ferreira. Uma pintura de quadro ou propaganda em muro, tem o custo médio de R$ 150,00. Um de seus clientes é o proprietário da Imobiliária Penápolis, Arnaldo Rodrigues Alves, que retratou três períodos distintos de sua empresa, desde o seu nascimento e evolução em endereços diferentes. “Não há dúvida que através do quadro em tela a empresa fica valorizada, como também o trabalho do artista que a produziu”, afirmou Arnaldo. Para ele, ao contrário da fotografia comum, os quadros, que ficam expostos na recepção da empresa, provocam em quem passa pelo local a admiração. “Além de divulgar a empresa, eles valorizam o trabalho do artista”, destacou Arnaldo. Ferreira lembrou que é possível reproduzir uma imagem colorida em preto e branco, e também o inverso. “As pessoas que entendem de pintura e já viram meu serviço opinam que eu tenho uma incrível facilidade em misturar as cores. Eu acredito que seja um dom que carrego comigo”, relatou.

Concorrência
Trabalhando há vários anos com pintura, Ferreira diagnosticou nos últimos anos um novo tipo de concorrente. Trata-se de banners e plotagens, materiais produzidos por computador e impressos em diversos tipos de materiais, na maioria das vezes, em lona. “Não há como negar que o serviço dos pintores de letreiros sofreu uma queda com a entrada deste tipo de concorrência. Até mesmo os luminosos necessitavam deste tipo de profissional, o que não está ocorrendo mais. Mas, ainda existem muitos campos a serem explorados por nós”, reconheceu. Ferreira lembrou que já expôs seus trabalhos na década de 1990, na Praça 9 de Julho e no Restaurante Boa Mesa em 2000. Sua pretensão é de reunir as melhores telas para uma nova exposição e inclusive já teria pedido apoio junto a Secretaria Municipal de Cultura. “Com este tipo de apoio será possível reunir o melhores trabalhos para a apreciação da população”. (SRF)

Foto: Autodidata, João Carlos usa uma técnica peculiar em pintura sobre tela

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade