Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/01/2014

Aumentam voos particulares no aeroporto de Penápolis

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Apesar de ainda não haver a homologação da ANAC, o aeroporto de Penápolis já possui iluminação para voos noturnos

DA REPORTAGEM

 

O Aeroporto Ramalho Franco, de Penápolis, registrou no ano de 2013 um total de 2.935 pousos e decolagens de aeronaves não regulares, ou seja, todo o movimento foi de particulares, já que Penápolis não possui nenhuma empresa operando no local com voos comerciais. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Logística e Transporte de São Paulo. O número é maior do que o registrado em 2012, quando o aeroporto teve um movimento de 2.510 pousos e decolagens. Somente em dezembro do ano passado, foram 240 voos. O número é quase 50% a mais do que no mesmo período de 2012, quando o aeroporto registrou 146 voos. Um dado interessante divulgado pela secretaria é que do total de pousos e decolagens ocorridos em dezembro de 2013, ocorreram ainda 36 toques de arremetidas das aeronaves, quando o piloto retoma o voo da mesma, depois de falhas no procedimento do pouso ou quando não tiver referência visual da pista. A arremetida pode ocorrer ainda em voo, durante a reta final ou após a aeronave ter "tocado" a pista. De modo geral, a movimentação no aeroporto local foi maior em 2013 do que, no ano anterior. Esta superioridade ocorreu também em relação ao número de passageiros. No ano passado embarcaram ou desembarcaram 1.004 passageiros, número bem maior do que o registrado no ano anterior, quando 698 passageiros estiveram no aeroporto. A movimentação de passageiros pode ser considerada boa se levada em consideração as condições do aeroporto. Somente em dezembro foram 80 passageiros, uma média de 2,5 por dia. Vale lembrar que por não haver voos comerciais, Penápolis registra apenas voos particulares. O aeroporto Ramalho Franco possui quatro hangares, inclusive para pequenos reparos de aeronaves.

 

Voos noturnos

O aeroporto continua sem poder receber voos noturnos, mesmo com a implantação de infraestrutura para operação de vôos VFR- Noturno, possibilitando a iluminação da área de embarque e desembarque de passageiros, além da visualização aérea, por parte dos pilotos, da pista central durante a noite. Apesar da finalização da instalação de toda a estrutura, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) informou que as obras aguardam a homologação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do DECEA (Departamento de Controle do espaço Aéreo) para entrar em operação. As obras foram finalizadas ainda em 2012 com investimentos de R$ 1,15 milhão, recursos do governo do Estado, sendo instalados diversos novos equipamentos, como uma torre com refletores rotativos que serve para orientação de pilotos que estão voando e as torres com refletores voltados para o pátio destinado ao embarque e desembarque de passageiros, possibilitando ainda o trabalho de funcionários para conduzir as aeronaves aos seus respectivos locais de parada. Também foram instalados ao redor dos 1,5 mil metros de pista, sinalizadores de solo. Este equipamento é fundamental para que o piloto, ao se aproximar do aeroporto se oriente sobre a localização exata da pista, permitindo fazer um pouso seguro. A partir da homologação, Penápolis poderá receber voos comerciais, já que a estrutura física da pista é considerada de boas condições. Mas para que isso ocorra é necessário, haver o interesse das companhias aéreas, e uma autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Se houver alguma empresa interessada o Daesp avalia as adequações necessárias ao aeroporto, podendo liberar a exploração do espaço pela companhia, no entanto, a ANAC ainda não registrou nenhum pedido de exploração do espaço. O aeroporto Ramalho Franco possui uma pista de 1,5 mil metros de extensão por 30 de largura. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade