Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/08/2009

Aulas voltam, mas alunos são orientados sobre a nova gripe

Detalhes Notícia

Foram retomadas ontem as aulas para os alunos da rede estadual de ensino em Penápolis. As aulas, que teriam a princípio seu retorno no dia 31, foram prorrogadas por mais duas semanas pela Secretaria de Estado da Educação. O governo decidiu adotar esta medida preventiva tendo em vistam a preocupação mundial com a nova gripe transmitida pelo vírus Influenza A H1N1, a popular Gripe Suína. A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre os estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos prontos-socorros paulistas com problemas respiratórios. A previsão, segundo dados divulgados pela Diretoria de Ensino era o retorno de mais de 10 mil alunos, sendo 5.900 em Penápolis nas cinco instituições de ensino. De acordo com as informações do diretor regional de ensino, João da Silva Barbosa, o movimento ontem foi normal em todas as unidades escolares. “A equipe pedagógica está orientada para detectar se algum aluno está com os sintomas, bem como as escolas receberam um recurso do governo do estado para adquirir produtos como forma de prevenção”, destaca. O diretor ainda garante que outras medidas foram tomadas como funcionárias e professoras gestantes sendo afastadas da sala de aula, realizando outras atividades e as alunas que estejam grávidas a ficarem em casa, tendo auxílio nos estudos. “Toda a equipe está bem atenta e orientada para evitarmos que esta nova gripe atinja a todos. Convidamos os pais que tenham dúvidas sobre os sintomas desta nova gripe para estarem se dirigindo até a escola que seu filho estuda para receber informações”, enfatizou. Na EE Dr. Carlos Sampaio Filho, de acordo com o diretor substituto João Batista Godoy, o retorno às aulas foi tranqüilo. “Fizemos a borrifação de álcool em gel nas mãos dos alunos antes de adentrarem na escola, bem como a colocação de sabonete, toalhas e copos descartáveis nos banheiros e bebedouros”, diz. O diretor substituto ainda recorda que a direção da escola foi de sala em sala desejando boas vindas e orientando os alunos sobre a importância da higienização para evitar a nova gripe.

Material
A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza na página do programa São Paulo Faz Escola na internet (
www.saopaulofazescola.sp.gov.br), um material preparado pela pasta para orientar cerca de 165 mil professores a trabalhar em classe as medidas de prevenção à Gripe Suína. As atividades pedagógicas são destinadas aos docentes de 5ª a 8 série e Ensino Médio e deverão ser utilizadas em sala de aula para estimular os alunos a manter os hábitos de higiene que ajudam a evitar a contaminação pelo vírus da gripe suína. O material de apoio ainda propõe atividades para incentivar que os estudantes repassem aos pais e à comunidade as orientações. Além dos exercícios preparados  para os professores, cerca de 900 mil cartilhas e 5 milhões de folders foram distribuídos para os alunos no primeiro dia de aula. O material informativo, elaborado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, traz orientações sobre as formas de contágio da doença, sintomas e medidas de prevenção que podem ser adotadas. Já os estudantes das instituições de ensino superior tiveram, assim como a rede estadual de ensino, ontem o início das aulas. Além da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), em Araçatuba o Centro Universitário Toledo e a Faculdade Thati Coc retornaram também suas atividades. Situação idêntica ocorreu na Unilins Centro Universitário de Lins, que teve como previsto o início das aulas. (IA)

Foto: Na EE Dr. Carlos Sampaio Filho, de acordo com o diretor substituto João Batista Godoy, o retorno às aulas foi tranqüilo e os alunos estavam bastante animados

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade