Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2018

Aulas da Rede Estadual começam dia 1º de fevereiro

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Diretores das escolas estaduais de Penápolis e região se reuniram em planejamentos para início das aulas

DA REPORTAGEM

Os alunos da Rede Estadual de Ensino retornam às aulas no próximo dia 1º de fevereiro nas 10 escolas de Penápolis e também nas outras oito unidades de cidades da região e que fazem parte da abrangência da Diretoria de Ensino de Penápolis. Além destas, as aulas na Penitenciária Compacta de Avanhandava, que funciona em parceria com a escola Maria Eunice Ferreira, também serão retomadas para os detentos da unidade. O primeiro semestre do ano letivo de 2018 vai até o dia 27 de junho.
Pensando na receptividade dos alunos nestes primeiros dias de aula, o Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, o professor Lucinei Aparecido Euzébio, revelou que cada escola tem preparado diferentes atividades para os alunos. “São atividades para que eles possam se sentir acomodados novamente no ambiente escolar, acolhidos e valorizados. Cada escola está planejando sua ação de acolhimento”, disse o dirigente.
As atividades serão voltadas, não somente para os alunos, mas também para professores, funcionários e até mesmo a comunidade poderá participar do ambiente escolar. “Nossa ideia principal é a de promover a interação entre a escola e a comunidade através de todos os envolvidos. Quando esta aproximação acontece, conseguimos despertar nos alunos e na comunidade o sentimento de que ele também pertence àquele ambiente escolar, que a escola e aquele espaço também é dele. Isso, para o aluno, por exemplo, é fundamental para que ele tenha o sentimento do protagonismo, além de motivarmos os pais a participarem da vida escolar de seus filhos”, afirmou o dirigente.

Planejamento
Não somente sobre a acolhida, mas o conteúdo a ser trabalhado com os alunos já é assunto de discussão dentro das escolas antes mesmo do início das aulas. O planejamento escolar já começou nas unidades pertencentes à DE de Penápolis e vem sendo realizada por etapas. Na manhã desta quarta-feira (24) diretores e representantes das escolas estiveram reunidos para os primeiros debates sobre a qualidade do ensino nas escolas estaduais da região. “Nesta oportunidade, estivemos reunidos para debater, além do acolhimento ao aluno, também o planejamento escolar para o ano letivo, onde pudemos dar início às discussões voltadas aos trabalhos realizados no ano passado e tudo aquilo que precisa ser melhorado”, explicou o dirigente. 
Já entre os dias 14 e 16 de fevereiro, será a hora de traçar as metas e finalizar as discussões referentes ao planejamento. Esta é considerada a etapa mais importante, onde os professores participam diretamente e trabalham em cima de resultados concretos, sempre com foco na aprendizagem. “Neste dia já teremos, em mãos, o resultado do índice do IDESP por escola, que nos ajudará a entender o rendimento de cada unidade durante o ano passado. Em cima destes índices alcançados, conseguiremos levar propostas pedagógicas e traçarmos um planejamento em cima dos resultados obtidos com foco na aprendizagem”, destacou Lucinei. 
Além disso, durante o ano letivo, as escolas contam ainda com as chamadas Avaliações de Aprendizagem em Processo (AAP), que visam justamente avaliar o andamento pedagógico ainda durante o ano para que novas atividades sejam focadas conforme as necessidades. “Estas avaliações acontecem de acordo com a aplicação do conteúdo. Com elas podemos manter o foco na aprendizagem dos alunos e trabalhar conforme vamos descobrindo as necessidades de cada turma. É uma oportunidade de revermos o planejamento no decorrer do ano”, enfatizou. 
Das 10 escolas de Penápolis, duas delas são de ensino integral e que recebem alunos do Ensino Fundamental de anos iniciais, do 1º ao 5º ano. As demais são escolas onde os alunos permanecem por um período e correspondem ao Ensino Fundamental de anos finais – 6º ao 9º ano – e também do Ensino Médio. Penápolis possui ainda uma unidade do CEEJA, que visa a educação de jovens e adultos. 

Melhorias nas escolas
O Dirigente Regional de Ensino destacou também que os alunos, além de todo o trabalho focado na educação durante o ano letivo, encontraram ainda mais comodidade nas escolas. Isso por que as unidades receberam diversas melhorias durante as férias escolares, seja na manutenção do prédio, como a troca e manutenção de equipamentos utilizados no dia-a-dia. Os recursos são provenientes da Secretaria de Estado da Educação, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) ou do Governo Federal através do Ministério da Educação. “São reparos que são feitos na estrutura física da escola e até mesmo a pintura do prédio. Além disso, as escolas receberam a manutenção de equipamentos, troca de carteiras onde é necessário, e a manutenção de ventiladores, condicionadores de ar e outros equipamentos”, afirmou o professor. 
Para ele, um bom planejamento ainda não é suficiente para se oferecer uma boa educação aos alunos. “O aluno passa grande parte de seu tempo dentro de uma sala de aula. Oferecer a ele uma boa estrutura, onde esteja acomodado e confortável também é fundamental para que ele tenha foco no aprendizado, tendo um ambiente próprio para seu estudo”, ressaltou.
“Todo nosso trabalho é voltado para oferecer a melhor qualidade de ensino ao aluno, projetar objetivos e metas utilizando todos os recursos disponíveis. Isso tudo também é alcançado com o envolvimento de professores, diretores e funcionários. Além disso, o envolvimento de nossa Diretoria também contribui para isso, onde contamos com os setores de Supervisão, Núcleo Pedagógico e os centros de Administração de Finanças, Informações Escolares e Recursos Humanos”, finalizou o dirigente.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade