Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2015

Atraso no repasse do Governo Federal prejudica atendimento da saúde

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, com os representantes das unidades de saúde alertam para o atraso no repasse de verbas do governo federal

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis, juntamente com a Santa Casa de Misericórdia, o Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e o Conselho Municipal de Saúde do município, alertam a comunidade para uma grave situação na saúde pública: o atraso nos repasses do Ministério da Saúde pode prejudicar o atendimento oferecido por essas instituições. O Hospital Espírita João Marchesi, outra importante instituição penapolense, também passa pela mesma situação.
O Governo Federal é responsável por enviar mensalmente os recursos financeiros da MAC – verba para custeio de média e alta complexidade, antigamente chamada de “Plena”. “O valor teria que ser repassado até o dia 5 de cada mês, mas os atrasos nos últimos meses prejudicam de forma significativa o trabalho das unidades de saúde”, explica o secretário de Saúde, Alex Marques Cruz.
Segundo o supervisor do Conselho Diretor da Santa Casa local, Antônio Crosatti, a situação do hospital é preocupante. 
“Além do valor do repasse ser muito abaixo dos valores gastos nos atendimentos, ainda há esse atraso que impossibilita o pagamento de funcionários e fornecedores. O problema é gravíssimo e pode ocasionar a paralização dos serviços. Estamos muito preocupados”, disse.
O Cisa também passa pela mesma situação. “Estamos com um atraso no pagamento dos fornecedores e na compra dos medicamentos para a Unidade de Saúde Mental. Não há como manter os atendimentos sem o repasse dessa verba”, esclareceu a coordenadora do Consórcio, Renata Cristina Vidal.

Movimento
De acordo com o secretário de Saúde de Penápolis, a ideia é unir forças e organizar um movimento que cobre o repasse do Governo Federal sem atrasos. 
“Contamos com o apoio de toda a comunidade para juntos organizarmos um movimento que cobre de forma contundente do Governo Federal não só o repasse em dia, mas também um aumento nesses valores que estão super defasados”, destaca Alex Marques.
Os representantes de cada órgão, ou seja, Secretaria de Saúde, Santa Casa, Cisa e também do Conselho Municipal de Saúde, que tem em sua composição membros da sociedade civil, se reunirão nos próximos dias com o Ministério Público Estadual e Federal. 
“Com a orientação do Ministério Público saberemos quais atitudes deveremos tomar e iremos cobrar de forma constante o comprometimento do Governo Federal com a saúde, pois os municípios não têm condições de arcar com todo o sistema de saúde pública”, concluiu Alex.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade