Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/02/2009

Atração: Começa hoje exposição “Resgate Cultural do Carnaval”

Detalhes Notícia

De hoje, 19, até o próximo dia 06 de março acontece na Sala Cora Coralina, em Penápolis, a Exposição “Resgate Cultural do Carnaval”. A mesma reúne fotos, recortes, objetos e vídeos que fazem um paralelo entre o passado e o presente do Carnaval na cidade. A entrada é de graça.
A iniciativa de montar a exposição partiu dos universitários Anderson Marinho Pereira, 22 anos, e Leonardo Bosso Belussi, 20 anos. Eles desenvolveram o projeto de pesquisa sobre a História do Carnaval em Penápolis com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O resultado do projeto é um resgate da cultura do Carnaval que, de acordo com os idealizadores, teve o seu real significado esquecido. “A verdadeira tradição acabou sendo deixada de lado”, considera Leonardo.

Fonte
Os estudantes tiveram como fonte de pesquisa para este trabalho o acervo disponível no Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”. Também partiram em busca de fontes pessoais, entrevistando os descendentes dos precursores do carnaval em Penápolis e reunindo materiais que contribuem para enriquecer a exposição apresentada a partir de hoje. “Fizemos uma grande pesquisa nas edições dos jornais encontrados no museu desde o ano de 1910 até os dias atuais”, conta Anderson. “Além dessas fontes documentais, entrevistamos 16 pessoas da comunidade que traziam relatos do passado do carnaval. Essas entrevistas viraram um vídeo-documentário que também estará na exposição”, comentou.

Visitação
Além de todo o material encontrado na pesquisa, como fotos, desenhos, textos, recortes, estarão expostos ainda os instrumentos musicais de várias épocas e muitas fantasias antigas e atuais. Também será mostrado um mural de curiosidade e a apresentado um vídeo-documentário. A exposição “Resgate Cultural do Carnaval” fica aberta à visitação das 8h às 11h e das 13h às 17h. O endereço da Sala Cora Coralina (anexa à Biblioteca Municipal) é rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira 333, Centro. O telefone para mais informações é o 3652-5691. Secom – PMP

Foto: Exposição faz um paralelo entre o passado e o presente do Carnaval em Penápolis. Na foto, os universitários mostram os instrumentos musicais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade