Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/04/2017

Ato Cívico: Dia do Exército é comemorado com ação do TG na praça

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Durante o ato cívico, autoridades locais realizaram a apresentação das bandeiras do Município, Estado e Nação

DA REPORTAGEM

Para comemorar o Dia Do Exército Brasileiro, celebrado ontem (19), o Tiro de Guerra 02/027 de Penápolis realizou, durante a manhã, um ato cívico na Praça Dr. Calos Sampaio Filho. O trabalho, além de cultivar o patriotismo entre as pessoas e a cidadania, também teve o objetivo de mostrar um pouco dos valores do Exército e seus trabalhos realizados no dia-a-dia. A apresentação contou com a presença do Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, sargento Egídio Moreira, além do delegado da 22ª Delegacia de Serviço Militar de Penápolis, Tenente José Amarildo Theodoro. Também presente na solenidade o responsável pelo Posto do Corpo de Bombeiros de Penápolis, Sargento Martínes, além de autoridades civis, como o prefeito Rubens Bertolini (SD). 
A novidade deste ano foi à participação de ex-atiradores, de várias idades e turmas, que puderam reviver um pouco dos trabalhos desenvolvidos enquanto atiradores. 
Durante a apresentação, os atuais atiradores do TG, em formação, realizaram a apresentação da Bandeira Nacional e entoaram o Hino Nacional Brasileiro, além de outras apresentações de formações dos atiradores e um “desfile militar” em torno da praça. Participaram também da cerimônia alunos de escolas da cidade e crianças do Lactário Dília Ribeiro. 
Para o sargento comandante do TG, a participação das crianças e jovens, e demais pessoas no ato cívico, é fundamental para manter viva a cidadania e o amor pela pátria brasileira. “A participação das crianças e dos jovens é muito importante, pois é a partir destes atos que despertamos o interesse pelo serviço militar e também pelas ações cívicas entre as pessoas. Poder contar com o incentivo dos pais é fundamental para que o jovem de amanhã seja um cidadão de bem”, ressaltou. 
Durante o ato, foi feita a leitura da Ordem do Dia, escrito pelo Comandante do Exército, General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, onde se destacou a Batalha dos Guararapes: “a epopéia dos Guararapes, que hoje celebramos, amalgamou negros, brancos e índios, grupos étnicos matrizes de nosso povo, em torno do nascente sentimento de nacionalidade que os lançou, de armas em punho, a defender aquela terra que já identificavam e amavam como a sua Pátria”, transcreveu a Ordem.

Civismo
Egídio explicou também que, acima de todas as instruções de combate e sobrevivência, o Exército possui um lado humanitário, que é possível ser visto em Penápolis. “Todos os anos o TG se envolve em atividades sociais de nossa cidade através de campanhas de alimentos para entidades e pessoas carentes, e para a Santa Casa, arrecadação de agasalhos e outros trabalhos que mostram que o Exército é, acima de tudo, um formador de cidadão de bem, que vai praticar o bem em prol de sua comunidade”, disse. 
Hoje o TG possui 50 atiradores que iniciam suas atividades diariamente às 05h50. Normalmente eles trabalham questões do exército como a Ordem Unida, armamento, munição e tiro, sistemas de comunicação entre outras. “São atividades feitas rigidamente com os atiradores e que muito contribui para montar a conduta de cada um deles, formando um cidadão de bem, compromissado com a sociedade e que poderá usar esta conduta em sua vida pessoal”, explicou. 
Já o tenente Amarildo aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho do Tiro de Guerra. “Não somente o de Penápolis, mas os Tiros de Guerra, em especial os de São Paulo, que possui cerca de 75 unidades, estão cada vez mais empenhados na missão de formar jovens de bem através de atividades que demonstrem para a comunidade que o Exército é um forte aliado na contribuição com a sociedade”, acrescentou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade