Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/05/2020

Atividades Virtuais: Grupo Cia Alternativa de Teatro lança projeto

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Ensaios do espetáculo “Fuligem” foram interrompidos e grupo lança novo projeto virtual

Prestes a estrear o espetáculo “Fuligem” neste mês de maio, a Cia Alternativa de Teatro, da cidade de Penápolis, teve que interromper os ensaios e adiar a apresentação – ainda sem data para retorno – devido à pandemia do novo coronavírus. Diante da impossibilidade dos encontros presenciais, o grupo precisou se reinventar, utilizando a tecnologia a seu favor, por meio de reuniões virtuais.
E foi durante esses encontros virtuais que surgiu a ideia do projeto “ALTERNATIVA para o Distanciamento”, com três ações diferentes, a serem realizadas através da internet e com a participação do público, que poderá interagir nas atividades ou apreciar como espectador, tudo de forma gratuita.   
Uma das ações do projeto será “Conversas Isoladas”, uma série de encontros em que a Cia Alternativa convida renomados artistas de teatro para um bate-papo on-line, trazendo reflexões sobre dramaturgia, encenação e a cena em geral durante esse momento de pandemia. Os encontros serão sempre às quintas-feiras, às 20h, pelo aplicativo ZOOM. Hoje, quinta-feira (07), o bate-papo será com o jovem dramaturgo e ator Amarildo Felix, que recebeu o prêmio Aplauso Brasil em dramaturgia e recentemente teve sua peça “O Desmonte” indicada entre as 100 mais influentes do Teatro Brasileiro no momento. Para participar é necessário fazer inscrição antecipada. 
Outra ação do projeto é “Isso não é uma cena”, quando o elenco divulgará nas redes sociais da Cia Alternativa (facebook e instagran) seus experimentos cênicos produzidos durante o isolamento. Serão vídeos gravados pelos próprios atores, a partir dos textos discutidos nos encontros virtuais, como forma de buscar possibilidades de cenas em tempos de pandemia. Os vídeos serão postados aleatoriamente e quem quiser conferir, basta seguir as redes sociais do grupo. 
E por fim, será realizado o “SARAUve-se”, um sarau virtual aberto a todas as pessoas que quiserem participar com poesia, canto, dança, texto, ou apenas prestigiar pela live do instagram. Esse sarau será uma espécie de celebração, de salvação através do encontro possível em tempos de distanciamento. O SARAUve-se acontecerá no final do mês de maio – em data a ser definida posteriormente – com inscrição prévia de participantes. A ideia é que seja realizado uma vez por mês.

Pandemia
O ator e produtor da Cia Alternativa, Rodrigo Santiago, conta que a pandemia pegou todos de surpresa e paralisou um trabalho que estava sendo desenvolvido há pouco mais de dois anos. “Íamos estrear nosso espetáculo ‘Fuligem’ neste mês de maio, ou seja, a produção já estava quase toda pronta, as cenas sendo lapidadas e de repente, tivemos que interromper os ensaios em março, sem previsão de retorno. Tudo isso nos fez repensar o fazer teatral, neste momento em que não podemos nos encontrar pessoalmente”, comentou. 

Resistência
E diante essa dificuldade, a Cia Alternativa fez jus ao nome e encontrou outras possibilidades para o teatro. É o que explica o ator e diretor Heitor Gomes. “Entendemos que o teatro sempre foi uma forma de resistência, de reflexão e por isso, ao invés de lamentarmos a impossibilidade dos ensaios por conta do isolamento, decidimos desenvolver um novo projeto para que possamos repensar as práticas teatrais e fomentar a cultura local”, disse. 
Por meio do projeto “ALTERNATIVA para o Distanciamento”, o grupo pretende estreitar vínculos com artistas da capital e demais cidades do interior paulista. 
A Cia Alternativa é composta por docente, atores e atrizes formados pelo curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba. 

(Assessoria de Imprensa – Thaísa Fernanda)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade