Classificados

VÍDEOS

LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/05/2021

Atividades marcam o Mês de Combate ao Abuso e Exploração Infantil

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Not�cia
Serviços envolvidos nesta ação promoveram decorações alusivas ao tema em seus ambientes

Desde a última segunda-feira (03) a rede de serviços socioassistenciais de Penápolis tem se mobilizado em torno do tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater – Faça bonito, proteja nossas crianças”. O mesmo se refere ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
A iniciativa envolve a Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), Cras (Centro de Referência da Assistência Social – unidades Eldorado e Planalto), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, além de entidades da sociedade civil que desenvolvem projetos sociais.
O intuito é promover um trabalho informativo junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las. 
Todos os serviços envolvidos nesta ação promoveram decorações alusivas ao tema em seus ambientes. Também foi iniciada a distribuição de panfletos com mensagens de conscientização referentes à data.
A escolha dessa data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso causa indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Itinerante
A Sasc vai aproveitar a programação mensal do Cras Itinerante para desenvolver ações de orientação sobre o tema nos bairros programados.
Na próxima sexta-feira, dia 07, o Cras Itinerante estará no bairro São Francisco (em frente ao Ceim São Francisco - na rua José Campanha, 459), no horário das 08h às 11h.
Já no dia 14, o Cras Itinerante estará no Jardim Tóquio (avenida das Fábricas, próximo ao Cmei Tóquio). Dia 21 de maio a programação contempla os moradores da Vila Planalto (próximo à Emei do bairro, na rua São Paulo). 
E na última sexta-feira de maio, dia 28, o serviço chegará ao Jardim Tropical (em frente à Unidade Básica de Saúde, na rua Dr. Fausto Di Giácomo, 795). O atendimento é sempre das 08h às 11h.

Virtual
O Jornal Virtual promovido mensalmente pela Sasc para publicação na internet, também abordará a o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em maio ele será divulgado dia 18, data oficial.
Esse trabalho é desenvolvido pela equipe do Cras Planalto e é disponibilizado nas páginas da Prefeitura e da Sasc no Facebook, podendo ser acessado por qualquer munícipe interessado.

Live
Também no dia 18 de maio será realizada uma live na página da Prefeitura de Penápolis no Facebook, para abordar o tema. Será a partir das 10h. 
A live terá a participação da assistente social Sônia Turziani, coordenadora do Creas, e da psicóloga Juliana Marques Castilho de Matos, que atua na proteção especial de Assistência Social, no Centro de Reabilitação Intelectual e Auditiva da Apae e como professora nos cursos de Psicologia e Enfermagem da Funepe.

Carreata
Ainda no dia 18 de maio será realizada uma carreata pelas ruas da cidade, para chamar atenção da sociedade sobre a importância de combater e denunciar o abuso e a exploração de crianças.
Todas as pessoas interessadas estão convidadas a participar. A adesão é livre. A carreata sairá às 17h, e a concentração para partida será em frente ao Paço Municipal (avenida marginal Maria Chica 1400, Centro).

Seminário
Por fim, no dia 20, será encerrada a programação alusiva com a realização de um Seminário Científico Online. O início está programado para as 09h.
O evento virtual terá como facilitador o advogado Alexandre Gil de Mello, mestrando em Direito (UNIVEM), especialista em Promoção do Desenvolvimento Infantil (USP), com formação em Liderança Executiva em Desenvolvimento Infantil (Universidade de Harvard/EUA). Não é necessário inscrição prévia. 
O link para acesso ao seminário é: https://meet.google.com/wpe-qkch-ytz

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2021 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade