Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2007

Atitude: Conseg discute segurança em casas lotéricas e comércio

Detalhes Notícia

Em reunião realizada ontem pelos integrantes do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), os dois principais assuntos abordados pelo grupo foram a necessidade de implantação de seguranças nas casas lotéricas, a exemplo do que ocorre nas agências bancárias, e a contratação destes seguranças por parte de lojista, principalmente no período de final de ano.
Entre os presentes, representantes da Polícia Civil e Militar, o presidente do DAEP, Lourival Rodrigues dos Santos, o vereador Roberto Calez, o secretário municipal de Obras, Francisco Gomes Garcia o delegado Jovair Marcos Gruppo.
A questão da segurança nas loterias foi levantada pelo delegado, cuja preocupação baseia-se no grande fluxo de pessoas que freqüentam o local portando dinheiro. “O local é tão visado quanto qualquer banco, mas apresenta a facilidade para furtos pela ausência de segurança”, lembrou. “O policiamento não dá conta de cuidar de todos estes pontos, seria importante reunir os proprietários de lotéricas e sugerir medidas como contratação de segurança ou colocação de câmeras”, opinou o delegado. Segundo o presidente do Conseg, João dos Santos, o Jaó, uma reunião com os proprietários deve ser feita nos próximos meses para tratar destas medidas. “De imediato, o Conselho cuidará da segurança geral no centro da cidade, por conta do funcionamento do comércio no período noturno”, comentou ele.

Lojas
Quanto à contratação de equipes de segurança para cuidar dos estabelecimentos, Jaó revelou que este ano o Conseg não apoiará os lojistas no processo de escolha destas equipes. “No ano passado tentamos pesquisar estas equipes e controlar a contratação e a idoneidade dos prestadores de serviço mas não tivemos êxito”, citou, “Ainda assim, deixamos o alerta para que o lojista conheça antes o trabalho das pessoas que contrata como segurança para evitar golpes”, lembrou o presidente. Para esclarecer a posição do Conselho, Jaó convidará as entidades que representam os comerciantes, ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), para uma reunião no próximo dia 23.

Ronda
Já a estratégia de ronda policial, que seria solicitada pelo Conselho à PM conforme pauta da reunião, já está sendo feita deste o primeiro dia deste mês. O esquema, que está em fase de experiência e tem duração de 30 dias, consiste na presença de uma base comunitária móvel da PM em pontos movimentados do centro da cidade. A medida visa coibir roubos e furtos e facilitar a comunicação entre lojistas e policiais. Outra atenção especial destinada à área central é o chamado CPP (Cartão de Prioridade de Patrulhamento), que favorece as áreas próximas às agências bancárias nos primeiros dez dias de cada mês, época em que são feitos pagamentos de salários. A escolha de demais regiões para o patrulhamento tem como base as estatísticas de ocorrências. (AR)

Foto: O delegado Jovair Marcos Gruppo sugeriu a presença de seguranças nas casas lotéricas

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade