Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/12/2008

Atendimento Integral à Criança: Fundação aprova projeto de Penápolis para 2009

Foi aprovado nesta semana pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, o projeto elaborado pelo município de Penápolis para implantar um diferencial no atendimento às crianças de zero a três anos no município. Com isso a Prefeitura passará a contar, a partir do ano que vem, com o apoio da entidade para executar as propostas, tanto no que diz respeito a recursos financeiros como consultorias, profissionais especializados e acompanhamento completo.
De acordo com o projeto, que prima pela intersetorialidade, serão focados os cuidados com a criança desde a gestação, começando pelo acompanhamento aos pais, à família e outros fatores que influenciam no desenvolvimento da criança ainda no ventre materno. Para tanto, trabalharão conjuntamente as áreas da Saúde, Assistência Social e Educação, principalmente, não deixando de haver a interface com demais setores da administração pública. Segundo explicou a chefe técnico-administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Valdiléia Soares Galindo, a atenção à criança se dará de forma integral e integrada. “Usamos o termo integral porque corresponde ao atendimento como um todo, envolvendo não só a questão física da criança mas também a parte psico-emocional e também social; e integrada porque trata-se de uma atuação que envolverá inúmeros profissionais e serviços da rede pública, que unidos vão proporcionar o alcance dos propósitos do projeto”, explicou.

Fases
“Neste primeiro momento vamos trabalhar a difusão do projeto, seu intuito, mecanismos e metas. Depois vem a fase de organização dos dados relativos à infância. Tudo o que temos de dados passará por uma revisão, confirmação e correção, se necessário, tornando as estatísticas completamente confiáveis. Em seguida passamos à fase de apontamentos das realidades vividas para apresentarmos as soluções”, contou Valdiléia.

Reflexo na escola
A chefe do Serviço Municipal de Creches, professora Leonila de Aguiar Torrezan, que também se envolveu no processo de elaboração do projeto, enfatizou que as áreas da Saúde e Educação são as mais importantes para o desenvolvimento integral da criança de zero a três anos, pois envolve a formação continuada da criança desde a gestação, até o início da vida escolar. “O programa de desenvolvimento infantil tem por objetivo o fortalecimento das relações interpessoais da criança com a família e também com a escola, local onde se detectam os problemas que surgem por desordens desde o nascimento”, observou. “A humanização do nascimento da criança com parto normal e o aleitamento materno também são levados em consideração no desenvolvimento emocional”, lembrou Leonila. “Esse é o grande diferencial. Tivemos acesso a diversas pesquisas científicas e algumas linhas da psicanálise que afirmam que desde a concepção e formação do feto, a criança que está sendo gerada já sofre interferências emocionais que vão refletir em suas atitudes durante a vida”, comentou. “Daí a nossa preocupação. Prevenir é a melhor forma de evitar os problemas enfrentados na infância”. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade