Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/12/2017

Atenção! Novas ruas terão mudanças no sentido de direção a partir do dia 08

Imagem/Secom–PMP
Detalhes Notícia
Rua Altino Vaz de Mello será não única Centro-Bairro desde a avenida Rui Barbosa até a avenida Ivanoé de Cunto, próximo à Biblioteca Jayme Monteiro

Visando melhorar a fluidez do trânsito e garantir condições adequadas de trafegabilidade, serão implantadas mudanças no sentido de direção de algumas ruas da cidade, a partir do próximo dia 08 de dezembro. Estão na lista de alterações alguns trechos das ruas Fernando Ribeiro de Barros, Brasil e Altino Vaz de Mello.

Na rua Fernando Ribeiro de Barros, que em praticamente toda a sua extensão já é mão única sentido Centro/Bairro, será implantada mão única também no trecho delimitado entre as avenidas Santa Casa e São José, acompanhando o sentido já existente em toda sua extensão. Ou seja: a partir do dia 08, a rua Fernando Ribeiro de Barros terá sentido único Centro-Bairro em todo seu trajeto, desde a avenida Rui Barbosa até a avenida São José.
Com relação à rua Brasil, será utilizado o mesmo princípio: atualmente ela é mão única no sentido inverso – Bairro/Centro – entre as avenidas Santa Casa e Rui Barbosa. A partir de agora também terá o mesmo sentido único o trecho delimitado entre as avenidas Santa Casa e João Batista de Carvalho. Portanto o sentido único Bairro/Centro será adotado em toda extensão da rua Brasil, perfazendo o trajeto desde a avenida João Batista de Carvalho (próximo ao Daep) até a avenida Rui Barbosa.
E por fim, também entra na lista de alterações de trânsito, a rua Altino Vaz de Mello. Hoje ela é mão única no sentido Centro/Bairro da avenida Rui Barbosa até a avenida São Vicente (próximo à Art Lanches). Com as mudanças, passará a ser também mão única o trecho da Altino Vaz de Mello que vai desde a avenida São Vicente até a avenida Ivanoé de Cunto.
Assim, a partir de 08 de dezembro a rua Altino Vaz de Mello será não única Centro/Bairro desde a avenida Rui Barbosa até a avenida Ivanoé de Cunto (próximo ao semáforo da Biblioteca Jayme Monteiro).

ESTUDOS E VANTAGENS
As mudanças que serão implantadas no trânsito foram definidas em conjunto pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana em conjunto com o Conselho Municipal de Trânsito. Diversos estudos e discussões foram realizados até chegar à definição.
A atual gestão do Conselho Municipal de Trânsito vem se reunindo desde julho deste ano com o objetivo de estudar a implantação de sentido único nas vias principais da cidade.
Segundo comentou o encarregado do Transporte Coletivo e integrante do Conselho Municipal de Trânsito, Fernando Catelan do Nascimento, as mudanças das vias que cortam o centro da cidade para sentido único de trânsito são ações que vem sendo aplicadas em todo o país.
“Cidade menores que Penápolis já são assim. Esse esquema proporciona uma diminuição expressiva na quantidade de acidentes, entre outras vantagens”, comentou ele.
Entre as vantagens citadas pelo membro do conselho está a segurança nas ultrapassagens, já que acabam as colisões frontais, que segundo estatísticas são responsáveis pelo maior índice de lesões graves e óbitos.
Outra vantagem citada é a facilidade para conversão à esquerda, reduzindo congestionamentos. Existe ainda a comprovada redução de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, pois ocorre a diminuição dos pontos de observação ao atravessar ruas ou cruzamentos.
Demais estudos comprovam que o sentido único das vias ocasiona ainda a redução de pontos conflitantes e convergentes de veículos nas interseções de vias, ou seja, evita acidentes em esquinas.
Vale ressaltar que essa ação e várias outras que serão colocadas em prática na cidade no início do próximo ano, tem como objetivo proporcionar maior segurança e fluidez ao trânsito.
“Nossa cidade possui hoje aproximadamente 45 mil veículos registrados, num universo de 62 mil moradores. A cada dia aumentam os acidentes, por isso precisamos tomar atitudes eficazes e baseadas em estudos técnicos para sanar ou ao menos amenizar os problemas, visando à segurança de todos”, concluiu Catelan. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade