Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/02/2018

Até 2020: Cadastro biométrico continua sendo realizado no Cartório Eleitoral

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Cadastramento biométrico deve ser feito mediante agendamento no site do TRE-SP)

DA REPORTAGEM

A 87ª e a 289ª Zonas Eleitorais (ZE) de Penápolis – que abrangem Penápolis e as cidades da comarca respectivamente – continuam fazendo o recadastramento biométrico de seus eleitores normalmente. O trabalho segue até o ano de 2020, quando somente na eleição daquele ano – eleição municipal – a identificação biométrica deverá ser obrigatória. 
O cadastro segue sendo feito por agendamento pela internet. O chefe do Cartório Eleitoral de Penápolis, Samuel da Silva Pereira, explicou que muitas pessoas têm confundido o fim do prazo de regularização do Título de Eleitor – 9 de maio próximo – com o fim do prazo do cadastro biométrico (2020). 
Segundo ele, a data é considerada limite, sim, para o cadastramento biométrico nesta primeira fase, mas que o processo será retomado após as eleições presidenciais de outubro deste ano, e que por isso não há necessidade de procurar o cartório eleitoral com urgência para o processo. “Esta data (9 de maio) é o limite para que as pessoas possam fazer a regularização ou qualquer alteração no título de eleitor. Isso porque, depois deste prazo, os cartórios voltam seus trabalhos somente para as eleições, como ocorre todos os anos de pleito. Depois de outubro, os cartórios retomarão os cadastramentos biométricos e assim será feito normalmente até 2020”, destacou. 
Até o dia 9 de maio, os eleitores com situação pendente junto à Justiça Eleitoral devem procurar os cartórios para a emissão do 1º título, alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) também alerta que, para pessoas com deficiência, a data também é o limite para a transferência para seção eleitoral com acessibilidade. “Esta regularização do título de eleitor é obrigatória para que a pessoa possa votar nas eleições de outubro. Entretanto, ressaltamos que o cadastramento biométrico ainda não é exigência para a eleição deste ano. No caso de Penápolis ela será somente em 2020, podendo os agendamentos e cadastros prosseguirem normalmente até aquele ano”, ressaltou. 

Biometria
Como o cadastramento biométrico segue normalmente, os interessados em realizar o agendamento para o mês de março já podem entrar no site do TRE-SP (www.tre.sp.jus.br) para o agendamento. “Este processo é feito para que a pessoa compareça ao Cartório Eleitoral com data e horário marcado, evitando filas. Caso as vagas se esgotem, os interessados poderão aguardar a abertura do agendamento para o mês subsequente”, destacou.
Samuel aproveitou a oportunidade para pedir que a pessoa compareça em seu dia e horário agendado. “Infelizmente estamos tendo problemas com pessoas que agendam seu cadastramento, mas não comparecem para o procedimento, que dura menos de 15 minutos. Isso faz com que a agenda, que poderia ser aproveitada por outra pessoa, seja perdida”, disse. 

O que é a biometria?
A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico da urna eletrônica confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade