Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/10/2006

Artigo-EAD: Colégio OCEU-Positivo traz novas perspectivas educacionais para Penápolis

Está nascendo em Penápolis uma união que vai possibilitar nova dimensão no âmbito educacional. Trata-se da parceria firmada entre duas das maiores e mais tradicionais instituições de ensino de que a cidade e a região têm conhecimento: o Colégio OCEU-Positivo une-se à Universidade Norte do Paraná (Unopar Virtual) para lançar uma gama de possibilidades de formação técnica e de nível superior através da Educação Aberta a Distância (EAD). Com isso Penápolis adentra um cenário de modernidade, uma vez que essa modalidade de ensino possibilita ao estudante adequar os estudos de acordo com sua disponibilidade de tempo e de local. Merece destaque, ainda, a relação custo/benefício que a Educação a Distância possibilita, uma vez que as mensalidades podem ficar bem abaixo daquelas cobradas pelas instituições de ensino superior e técnico de cursos presenciais. A EAD é a modalidade de ensino que mais cresce em todo o mundo. A união entre o Colégio OCEU-Positivo e a Unopar Virtual traduz a nova tendência que cresce a cada dia. Se de um lado a tradicional instituição penapolense responde pela excelência de serviços prestados na área educacional durante mais de meio século, de outro a Unopar Virtual traz o avanço tecnológico possibilitado pela rede mundial de computadores e as transmissões via satélite.

A união entre estes dois ícones educacionais se dá depois que o governo federal edita o Decreto nº 5.622, que regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394, de dezembro de 1996, a LDB, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Com isso, o Ensino Aberto a Distância adquire a legalidade federal, o que possibilita o reconhecimento de toda a certificação oferecida pelo Ministério da Educação, derrubando o fantasma que durante anos assombrou a modalidade educacional a distância.

Ao contrário daquilo que proclamam as instituições que se posicionam contra a EAD, que dizem ser esta modalidade de ensino uma “fábrica de diplomas”, a regulamentação do setor exige aulas semi-presenciais, avaliações devidamente de acordo com a legislação e a duração dos cursos passam a ter a mesma duração da dos cursos presenciais, ou seja, uma curso feito através da EAD tem a mesma preocupação que os cursos presenciais: capacitar os estudantes dentro das normas que traçam os paradigmas estabelecidos em lei.

 

O que é EAD?

Educação Aberta a Distância é a possibilidade educacional com abrangência de todo o território nacional através de instituições devidamente cadastradas junto ao MEC. Ao invés do aluno ir até a escola, a escola praticamente vai até o aluno. As aulas são semi-presenciais, ou seja, o estudante comparece à escola parceira da instituição credenciada uma vez por semana, onde assiste aulas via satélite. Em ambientes devidamente estruturados, com a presença de um tutor de sala, a instituição credenciada transmite o conteúdo, ficando a cargo do estudante o desenvolvimento dos estudos, de acordo com sua disponibilidade de tempo. O aluno ainda tem o suporte on-line da instituição credenciada e conta também com o amparo tutorial da escola conveniada. Via internet, por e-mail, ou telefone, além de material impresso em forma de apostilas, o estudante dispõe de professores conectados, possibilitando um diálogo permanente entre as duas pontas do processo educacional.

As exigências de avaliação são iguais às de um curso presencial. As demais exigências, como trabalhos de conclusão de curso e estágios, são idênticas às de cursos presenciais. Todos os cursos disponíveis são reconhecidos pelo MEC e a certificação tem validade em todo o território nacional.

 

A parceria OCEU/Unopar

A parceria entre o colégio OCEU-Positivo e a Universidade Norte do Paraná já está consolidada e oferecerá para Penápolis, já a partir do ano de 2007 os seguintes cursos: Administração, Ciências Contábeis, História, Pedagogia – Licenciatura, Serviço Social, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Superior de Tecnologia em Marketing, Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, Superior de Tecnologia em Secretariado, Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Teologia, esses na área de graduação. Na área de pós-graduação, será oferecido o seguinte curso: Administração Hospitalar.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade