Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/04/2008

Artes Cênicas: Teatro oferece curso de técnicas vocais para atores

Detalhes Notícia

De 06 a 09 de maio acontece no Teatro Municipal Maria Tereza Alves Viana de Penápolis a Oficina de Técnicas Vocais para Atores "O Corpo que Canta e a Voz que Dança". A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo através da Oficina Cultural Regional Sílvio Guerra, de Araçatuba, com a parceria da Prefeitura de Penápolis através da Secretaria Municipal de Cultura e Núcleo Municipal de Teatro.
A oficina é gratuita e oferece 20 vagas aos interessados. Podem participar pessoas a partir dos 14 anos que já tenham tido alguma experiência na área teatral. A orientação ficará por conta de Juliana Calligaris, formada em Artes Cênicas pela Unicamp.
Juliana tem especialização em Teatro pela Escola de Comunicação e Artes da USP, além de graduação em Filosofia pela Unicamp. A orientadora da oficina estudou a Voz do Ator e Técnicas de Respiração, Canto e Expressão Vocal para o Ator. Coordenou de 2004 a 2007 o Grupo Teatral do Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos da Linguagem e do Laboratório de Neurolinguística da Unicamp, aplicando um programa de teatro a indivíduos que sofreram acidente vascular cerebral, trabalhando com técnicas de respiração e expressão vocal, como Pesquisadora-Bolsista pelo CNPQ.

As Técnicas
Durante a oficina serão trabalhadas a técnica da expressão e da higiene vocal. De acordo com a professora, são dois os instrumentos de trabalho do ator: o corpo e a voz. Esta última, em muitos lugares negligenciado, possui tanta importância quanto o primeiro, e sua correta aplicação no meio teatral implica num grande salto qualitativo no que se refere à interpretação do ator, auxiliando-o na árdua tarefa de entreter e emocionar o público. 
Na Oficina "O Corpo que Canta e a Voz que Dança", que consiste nas técnicas envolvidas na projeção da fala e dos sons vocais (respiração, emissão, articulação, diccão e fonação) será abordada de forma predominantemente prática. A parte teórica incluirá uma explanação sobre o corpo humano, no tocante aos mecanismos físicos empregados nas técnicas acima mencionadas, uma bibliografia básica, porém eficaz, além dos cuidados necessários para se manter uma boa saúde vocal. A metodologia empregada consiste numa série de exercícios de respiração, emissão de sons vocálicos, leitura, articulação e projeção da voz, incluindo as mais variadas formas de interpretação de textos, com atenção especial para as mudanças causadas na voz pelo acréscimo da emoção.

Compreensão
O objetivo da iniciativa é instrumentalizar o ator, seja iniciante ou experiente, para compreender as pulsações, os ritmos corporais, as contrações, as vibrações e as contradições que a  voz e o som causam dentro e fora do intérprete e em sua platéia. “Um processo autêntico, individual e pessoal de criação com sentido e foco no trabalho de um ator, pode auxiliá-lo a compreender que lhe é permitido ter autonomia para libertar-se de supostas regrais usuais que  reduzem seu corpo apenas à simples condição de um porta-voz”, comenta a orientadora.

SERVIÇO
Oficina "O Corpo que Canta e a Voz que Dança"
Período – 06 a 09 de maio, das 19h às 23h, no Teatro Municipal
Inscrições – 26/04 a 05/05, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h, no Teatro Municipal (levar RG)
Endereço – Rua Manoel Foz 235, Vila Aparecida (telefone 3652-5570)
Participação gratuita. Secom – PMP

Foto: Juliana Calligaris é a orientadora da oficina de técnicas vocais

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade