Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/01/2008

Arte: Ateliê do Museu do Sol expõe trabalhos

Pinturas, colagens, peças com material reciclável e demais criações dos alunos do Atêlie do Museu do Sol estão expostas desde a última sexta-feira, 11, na sala de exposições periódicas do museu. A mostra é anual e reúne trabalhos de cerca de 80 pessoas que passaram pelas atividades do Ateliê de fevereiro a dezembro do ano passado. Entre os participantes estão desde crianças a partir dos cinco anos de idade até idosos.

Todos recebem a mesma proposta de atividade, conforme explicou a professora de Artes, Andréa Moreira, que divide as aulas com Sandra Meire Simão Arikawa e a monitora Adriana Archila. “Prezamos pela autonomia do aluno, para que ele descubra suas próprias capacidades e preferências por meio do desenho, por isso, independente da técnica ou do talento de cada um, valorizamos a criação e a descoberta dos significados que cada um dá ao mesmo tema”, considerou Andréa, “Ao brincar com os desenhos, a criança descobre o que realmente gosta e aprende a tomar decisões quanto à composição. O importante é a maneira de compor e não o valor estético como resultado final”, acrescentou a professora.

Uma pequena parte do material foi exposto no mês passado na agência do HSBC para a campanha de incentivo fiscal, onde parte do imposto de renda pode ser destinada a projetos de instituições como o Museu do Sol. As crianças e adolescentes que preencheram as vagas do projeto no ano passado foram indicadas pelo Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), responsável pelo repasse do montante arrecadado. Houve ainda a participação de alunos da escola Marcos Trench.

 

Observação

Entre os temas propostos está o “Dominó de Gente”, onde um aluno desenhou o outro e formou uma corrente semelhante ao dominó, com a ligação de rostos representando os relacionamentos entre eles. Outra parte das aulas foi voltada à construção de uma rua, com o tema “Se essa rua fosse minha”. “As crianças criaram casas, igrejas, prédios, enfim, preencheram a rua com o que observaram pela cidade”, contou Andréa. “As árvores” também foi tema de trabalho entre os alunos, que utilizam principalmente lápis de cor, tinta guache, nanquim e colagem com barbante e sucata.

 

Visitação

A mostra pode ser vista gratuitamente e o horário de visitação é das 13h às 18h, de segunda a sábado. A exposição ficará montada no museu até o dia 31 de março. Grupos escolares podem agendar visitas.

Já os interessados em se inscrever para as aulas do ateliê podem procurar a secretaria do museu a partir da próxima terça-feira, 15. Não é cobrada taxa de matrícula e a mensalidade é de R$ 20,00. As aulas começam na primeira semana de fevereiro. Os horários das turmas estão sendo definidos pela direção do museu. As aulas acontecem uma vez na semana, com 1h30 de duração, e haverá turmas para os períodos da manhã e tarde. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade