CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
27/09/2015
Arata Assami recebe título de Cidadão Penapolense
Num reconhecimento à sua destacada história em diversas áreas na cidade, especialmente agrícola, educação e nipônica, o engenheiro agrônomo Arata Assami, recebeu anteontem o título de Cidadão Penapolense. A honraria foi entrega em sessão solene promovida pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Caíque Rossi (PSD). O evento contou com participação especial dos cantores Altair Reis e Lucas Casella. O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. A cerimônia enalteceu a superação e acentuada participação de Arata Assami para o desenvolvimento de Penápolis.
Vida
Filho dos japoneses, senhor Shinzo Assami e da senhora Oto Assami, Arata Assami, nasceu em 20 de dezembro de 1937, na zona rural do município de Mirandópolis, interior de São Paulo, 10 anos após seus terem migrado do Japão para o Brasil. É o caçula numa família de 6 irmãos- 3 homens e 3 mulheres. Ainda criança começou a trabalhar, uma infância também marcada pela 2ª Guerra Mundial e dificuldades por não saber falar português. Em 1955, após o término do curso ginasial em Mirandópolis, aos 18 anos de vida, deixa sua pequena cidade natal, mudando-se para a capital paulista na busca de melhores condições de estudos e trabalho. Durante o dia trabalhava na Cooperativa Agrícola de Cotia, a maior da América Latina e no Banco Arthur Scatena, e à noite fazia o curso científico. No início da década de 60, decide ser engenheiro agrônomo, sendo admitido no curso de Engenharia Agrônoma da Escola Superior de Agronomia Luís de Queiros – USP, na cidade de Piracicaba. Forma-se em 1967 na área de fitotecnia. Em 1969, tem em seu destino Penápolis, uma cidade em que ele até então praticamente só conhecida ao passar de trem rumo a outros destinos.
Entre 1971 e 1972, ajuda a organizar os 1º e 2º Torneios Leiteiros de Penápolis, o que viabiliza significativo crescimento na produção de leite na cidade. Dentro desse período, em 1971, conhece Neide Ferlin, jovem garota e que demonstra interesse num relacionamento com ele. Casam-se em 15 de dezembro de 1973 e tem 3 filhos: Marcelo, Fabiana e Tatyana.
Arata criou e dirigiu de 1975 a 1982 a Penaplan, empresa de planejamento e assistência técnica para fazendeiros e produtores rurais. Entre tantas outras atuações no setor agrícola, colaborou com a CIPEL na produção de sementes de amendoim certificadas. Como professor, ministrou aulas de física no Colégio Agrícola, em 1970.
Na década de 90, cursa Ciências, Biologia e Pedagogia na Funepe. Entre 1998 e 2008, foi professor de Ciências e Biologia em todas as escolas estaduais de Penápolis, Barbosa e Gabriel Monteiro.
Em 2005, efetiva-se como professor na Escola Estadual Cordeiro de Farias em Sete Barras, no Vale do Ribeira. Além da área agrícola e da educação, Arata tem intensa atuação no Lions Clube e o preside por 3 mandatos. Possui também expressiva atuação na representação e defesa nipônica. Presidiu a Associação Cultural Nipo Brasileira de Penápolis no centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Configura como Membro fundador e presidente da Escola de Língua Japonesa de Penápolis, em 2002.
Arata e a esposa Neide conseguiram encaminhar para ótima formação seus 3 filhos: Marcelo, formado pela USP, é editor e escritor; Fabiana, formada pela PUC, em relações internacionais e Tatyana, formada pela USP, em letras com especialização em inglês.
Arata foi o primeiro secretário do Conselho Municipal de Turismo. Em 2012, recebeu troféu de melhor presidente da área 3 do Lions Clubs. Desde 2013, é secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis. Foi homenageado como Profissional do Ano em 2014 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis.
Imprensa/Câmara
CIDADE E REGIÃO
Homem é preso em 500 gramas de cocaína
CIDADE E REGIÃO
Adolescente é apreendido por tráfico em Avanhandava
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.