Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/09/2015

Arata Assami recebe título de Cidadão Penapolense

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Vereadores, Arata Assami e esposa Neide, com o prefeito Célio de Oliveira e o ex-prefeito Edison Geraissate

Num reconhecimento à sua destacada história em diversas áreas na cidade, especialmente agrícola, educação e nipônica, o engenheiro agrônomo Arata Assami, recebeu anteontem o título de Cidadão Penapolense. A honraria foi entrega em sessão solene promovida pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Caíque Rossi (PSD). O evento contou com participação especial  dos cantores Altair Reis e Lucas Casella. O plenário da Câmara Municipal ficou lotado. A cerimônia enalteceu a superação e acentuada participação de Arata Assami para o desenvolvimento de Penápolis.

Vida
Filho dos japoneses, senhor  Shinzo Assami e da senhora Oto Assami, Arata Assami, nasceu em 20 de dezembro de 1937, na zona rural do município de Mirandópolis, interior de São Paulo,  10 anos após seus terem migrado do Japão para o Brasil. É o caçula numa família de 6 irmãos- 3 homens e 3 mulheres. Ainda criança  começou a trabalhar, uma infância também marcada pela 2ª Guerra Mundial e dificuldades por não saber falar português. Em 1955, após o término do curso ginasial em Mirandópolis, aos 18 anos de vida, deixa sua pequena cidade natal, mudando-se para a capital paulista na busca de melhores condições de estudos e trabalho. Durante o dia trabalhava na Cooperativa Agrícola  de Cotia, a maior da América Latina e no Banco Arthur Scatena, e à noite fazia o curso científico. No início da década de 60, decide ser engenheiro agrônomo, sendo admitido no curso de Engenharia Agrônoma da Escola Superior de Agronomia Luís de Queiros – USP, na cidade de Piracicaba. Forma-se em 1967 na área de fitotecnia. Em 1969,  tem  em  seu destino Penápolis, uma cidade em que ele até então praticamente só conhecida ao passar de trem rumo a outros destinos. 
Entre 1971 e 1972,   ajuda a organizar os 1º e 2º Torneios  Leiteiros  de Penápolis, o que viabiliza significativo  crescimento  na produção de leite na cidade. Dentro desse período, em 1971, conhece  Neide Ferlin, jovem garota  e que  demonstra  interesse num relacionamento com ele. Casam-se em 15 de dezembro de 1973 e tem 3 filhos: Marcelo,  Fabiana e  Tatyana.
Arata criou e dirigiu de 1975 a 1982 a Penaplan, empresa de planejamento e assistência técnica para fazendeiros e produtores rurais. Entre tantas outras atuações no setor agrícola, colaborou com a CIPEL na produção de sementes de amendoim certificadas. Como professor, ministrou aulas de física no Colégio Agrícola, em 1970. 
Na década de 90, cursa Ciências, Biologia e Pedagogia na Funepe. Entre 1998 e 2008, foi professor de Ciências e Biologia  em todas as escolas estaduais de Penápolis, Barbosa e Gabriel Monteiro.
Em 2005, efetiva-se como professor na Escola Estadual Cordeiro de  Farias em Sete Barras, no Vale do Ribeira. Além da área agrícola e da educação, Arata  tem intensa atuação no Lions Clube e o preside por 3 mandatos. Possui também expressiva atuação na representação e defesa nipônica. Presidiu a Associação Cultural Nipo Brasileira de Penápolis no centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Configura como Membro fundador  e presidente da Escola de Língua Japonesa de Penápolis, em 2002.  
Arata e a esposa Neide conseguiram encaminhar para ótima formação seus 3 filhos: Marcelo, formado pela USP, é editor  e escritor; Fabiana, formada pela PUC,  em relações internacionais e  Tatyana, formada pela USP, em letras com especialização em inglês.
Arata foi o primeiro secretário  do Conselho Municipal de Turismo. Em 2012,  recebeu troféu de melhor presidente da área 3 do Lions Clubs. Desde 2013, é secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis. Foi homenageado como Profissional do Ano em 2014 pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade