Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2016

Aprovação do Curso de Direito da Funepe é oficializada

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Membros da diretoria da Funepe e da Fafipe, além do Prefeito Célio, participaram de coletiva à imprensa oficializando o curso de Direito

DA REPORTAGEM

A notícia de que o Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou o curso de Direito para a Fundação Educacional de Penápolis, a Funepe, foi divulgada de forma oficial neste sábado (18) através de entrevista coletiva na própria Funepe. A aprovação é considerada um importante passo para abertura do curso na instituição, que espera poder iniciar já no primeiro semestre de 2017. A Funepe já havia obtido parecer favorável da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o que sinalizava suas condições de abrigar um curso de tamanha importância em Penápolis. Para isso, a Fundação necessita realizar adequações para obter a autorização para a realização do vestibular, o que se espera ainda neste segundo semestre de 2016. Participaram da entrevista coletiva o presidente da Fundação, Cledivaldo Aparecido Donzeli, o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, Wanderli Aparecido Bastos, além de demais diretores das duas instituições. Bastos explicou que oficialmente a Funepe possui o curso aprovado através do Conselho de Educação de São Paulo e que por conta disso, a Fundação já está providenciando toda adequação necessária para o lançamento do vestibular. “Com a aprovação do projeto pedagógico, temos que fazer as adequações estruturais do espaço. Com isso, o Conselho de Educação nos envia uma equipe de avaliação para que constatem as adequações realizadas. Tendo isso sido aprovado, a Funepe passa a ter a autorização para a realização de nosso primeiro vestibular de Direito”, explicou. Entre as adequações estão melhorias em salas de aulas, compra de equipamentos e a aquisição de livros para a constituição da biblioteca. “Este é um processo que já estamos iniciando. Nossa expectativa é de que até o mês de agosto a nova avaliação do Conselho tenha sido feita e que ainda neste ano demos início ao vestibular 2017 de Direito”, enfatizou. Os gastos previstos para o início do curso é de R$ 100 mil. A Funepe terá ainda, com maior prazo, construir o Núcleo de Prática Jurídica. A intenção é de que o Núcleo possa atender as necessidades dos alunos e também oferecer atendimento jurídico à comunidade.

O curso
O curso de Direito oferecido pela Funepe é o de bacharelado com ênfase agrária. Inicialmente serão 60 vagas disponíveis. Os valores do curso ainda estão em discussão, já que existe a necessidade de avaliar uma série de itens relacionados ao curso e à Fundação.
Já oi Corpo Docente já foi pré-definido segundo o plano enviado ao Conselho, sendo formado de mestres e doutores. “Queremos apresentar à comunidade um curso que possa fixar os jovens em nossa cidade, crescendo e profissionalizando nossos estudantes e oferecendo condições de permanecer em nossa cidade, o que será muito bom para todos nós”, enfatizou Bastos.
De acordo com o presidente da Fundação, Cledivaldo Donzeli, a viabilização deste e de outros cursos da Funepe foi possível, entre outras coisas, graças ao aporte financeiro prestado pela Prefeitura em 2013. Ele explicou que a Fundação vinha tendo dificuldades de conseguir novos cursos junto ao Conselho Estadual de Educação porque a Fundação era vista como uma instituição privada. “Com a ajuda que a Funepe passou a ter da Prefeitura, conseguimos provar que a Fundação se trata de uma instituição pública, o que abriu muitas portas para nós dentro do Conselho, possibilitando a abertura deste e de outros cursos em benefício da comunidade”, afirmou.
Esta não é a primeira vez que a Funepe tenta abrir o curso de Direito. Outras duas tentativas foram feitas em 1994 e 2008, mas com negativas do Conselho. Para o Prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira (PSDB), que também esteve presente na entrevista, a abertura de um curso desta importância deve ser encarado com grande alegria para a comunidade. “Isso deve ser muito comemorado. O curso de Direito é sempre bem visto e poder contar com esta oportunidade de educação à comunidade é motivo de orgulho para todos nós”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade