Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/01/2012

Aparecimento de escorpiões pode aumentar com chuvas

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Terrenos com mato alto e entulhos despejados de forma irregular favorecem o aparecimento e proliferação do escorpião

DA REPORTAGEM

 

A chegada do período de chuva aumenta a probabilidade de incidência de escorpiões na cidade, razão pela qual, muitos moradores já se movimentam para achar formas de combater e evitar o aparecimento deste animal peçonhento que pode causar graves acidentes. Geralmente ele se abriga em locais frescos e úmidos como pilhas de madeiras, tijolos, telhas, cupinzeiros, ferro velho e entulhos em geral, portanto, é muito importante que as pessoas estejam atentas quanto a limpeza de suas casas e terrenos vazios.

Segundo o veterinário e chefe interino da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Wilton José de Oliveira, os riscos de acidentes com escorpiões aumentam consideravelmente neste período do ano. "Durante as chuvas, suas tocas costumam ficar muito encharcadas, obrigando-os a saírem para procurar lugar com melhores condições para abrigá-los. Segundo o veterinário, os escorpiões também podem estar até mesmo na rede de esgoto. Um dos fatores que propicia a estadia deste animal nos encanamentos é por conta de sua alimentação, ele é o principal predador da barata. "Por isso não se pode deixar lixo em terrenos e até mesmo em casa. "Se houver um grande número de baratas o risco de haver escorpiões nas proximidades também aumenta", ressaltou.

Para manter a residência livre da aparição indesejada de um escorpião é necessário alguns cuidados. Wilton explica que é preciso manter sempre a grama do quintal bem aparada; madeiras devem estar colocadas sobre estacas, ficando fora do contato direto com o chão e longe da parede; os ralos mantidos vedados, evitando que estes animais possam subir pelos canos e chegar aos cômodos, borrachas também devem ser colocadas nas portas, isso é importante para que os escorpiões não venham de fora e consigam passar pela fresta entre a porta e o chão.

"O importante é manter sempre o ambiente limpo, livre de sujeiras. Os terrenos não devem conter lixos, restos de entulhos e mato alto, tudo o que pode beneficiar a proliferação destes animais", disse Oliveira. Ele explicou que é fundamental que as pessoas adotem cuidados diários que podem prevenir acidentes. Olhar sempre as cortinas, tapetes, sofás e camas e até mesmo a toalha usada após o banho.

 

Vigilância

O agente de saneamento da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Henrique Scudeller, orienta as pessoas que em caso de aparição de um escorpião dentro de uma residência, ou qualquer outro lugar que ofereça riscos, a Vigilância Epidemiológica deve ser acionada para realizar os trabalhos de prevenção no local. "Não existe um veneno que seja realmente letal a eles, o que nós fazemos é um trabalho de orientação ao munícipe para realizar a prevenção eficaz de evitar o aparecimento do escorpião", comentou.

Segundo Enrique, a espécie mais comum na região é o Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo ou escorpião-branco; com cerca de 6 cm de comprimento ele apresenta coloração amarelada especialmente nas patas. Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes verificados no Brasil em região urbana. Para saber se em sua casa há incidência de escorpiões, limpe um pote de maionese e coloque um chumaço de algodão umedecido em seu interior, e deixo-o em algum canto da casa durante a noite.

No dia seguinte, verifique se há um escorpião sobre o algodão umedecido. "São condições propícias para seu aparecimento, se houver, a pessoa deve tampar mediatamente, tomando cuidado para não sofrer qualquer acidente ", explicou.

 

Veneno

O veneno de escorpião tem efeito neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso. A picada é extremamente dolorosa, provoca dor intensa no local afetado e se dispersa por todo o corpo, levando a vítima a um estado de hiperestesia, fazendo com que o doente fique extremamente sensível ao menor toque no corpo.

A ação do veneno age sobre uma região importantíssima do cérebro que controla os movimentos respiratórios e cardíacos, além dos movimentos peristálticos, mas sua ação é específica sobre a respiração e a vítima pode morrer por parada respiratória.

"Por isso é muito importante que não haja a automedicação e que o médico seja procurado imediatamente para o atendimento correto", ressaltou o veterinário Wilton Oliveira. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade