Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2015

Apae de Penápolis vai às ruas no 7º Apae Folia

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Participaram do Apae Folia alunos da Apae, escolas e entidades de Penápolis que realizaram passeata pelas ruas do centro

DA REPORTAGEM

Com o objetivo de promover a integração e divulgar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Penápolis promoveu na manhã desta segunda-feira (24) a 7ª edição da Apae Folia. O evento iniciou às 09h00 no cruzamento da rua Mário Sabino com a avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins e percorreu as principais ruas do centro da cidade. A festa foi animada por um trio elétrico e por dois carros de som que agitou centenas de alunos de escolas da cidade, entidades, alunos da Apae e demais pessoas que participaram da passeata. Trenzinhos também passearam com as crianças. Houve ainda participação da Polícia Militar e do Tiro de Guerra. Abadás foram confeccionados para que todos os participantes entrassem no clima da festa, que chamou a atenção das pessoas pelo centro da cidade onde o grupo passava. A passeata teve duração de cerca de 40 minutos e terminou defronte ao Santuário de São Francisco de Assis, onde os alunos tomaram o pátio da igreja para festejar ao som de músicas ao estilo axé.

Premiação
Um dos momentos mais aguardados do evento foi à premiação pelas participações mais animadas, que é feita com troféus confeccionados especialmente para a festa. Neste ano, a principal premiação no quesito animação foi para a escola estadual Maria Luiza Bernardes Nory, que levou dezenas de alunos que festejaram durante todo o trajeto. O segundo lugar ficou para a escola Adelino Peters, e terceiro prêmio foi entregue para a escola Yone Dias de Aguiar. A escola Carlos Sampaio Filho e a entidade Lactário Dília Ribeiro receberam prêmios especiais pela participação no evento. As escolas vencedoras ficarão com os troféus por um ano, depois será devolvido para o próximo evento e repassado a nova ganhadora. 

Avaliação
Segundo o presidente da Apae, Fernando Vieira Borges, a festa é uma das mais aguardadas por alunos da Apae, escolas e entidades. Para ele, serve como um meio de integração e valorização dos alunos que recebem atenção especial da Apae. “Ela representa a união em torno de uma grande festa. Quem participa percebe a alegria e a emoção de todos, pois neste evento não há diferenças todos participam em prol de um bem comum, a união”, comentou. Borges ressaltou que neste ano foi ainda mais especial. “Nosso evento é feito em cima de patrocinadores, e sabemos as dificuldades financeiras que muitas empresas têm enfrentado. Entretanto contamos com a ajuda muito grande do nosso parceiro Kuru, que muito nos ajudou em busca de patrocinadores, além de todos os parceiros que nos apoiaram de alguma forma para que pudéssemos manter este evento que é tão aguardado por todos nós”, finalizou.

Espetáculo
Fazendo parte da semana especial, cujo tema é “Inclusão se Conquista com Autonomia”, a entidade está promovendo o espetáculo musical ‘Avatar’.  A apresentação é baseada no filme do mesmo nome lançado em 2009 pela 20th Century Fox e dirigido por James Cameron. A adaptação feita pela Apae de Penápolis é dirigida pela professora de artes da entidade, Maria Sueli Marques, responsável pelo projeto. Segundo ela, a palavra avatar significa “transformação” e o espetáculo visa enfatizar a importância da preservação ambiental. A apresentação envolve todos os alunos da Apae e quatro músicas principais apresentadas com coreografia dos alunos. A estreia aconteceu nesta segunda-feira (24) às 19h30 na sede da Apae de Penápolis. Diferentemente de outros anos, houve a cobrança de um valor simbólico de R$ 2, que será revertido para os projetos da entidade. Os ingressos já estão esgotados para todas as apresentações, que acontecem entre hoje (25) e quinta-feira (27) às 09h00 e 14h00.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade