Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/08/2015

Apae de Penápolis inicia semana de atividades especiais

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os últimos dias na Apae de Penápolis foram dedicados aos ensaios entre educadores e alunos

DA REPORTAGEM

Durante toda esta semana a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis realizará uma série de atividades para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades terão como temática principal “inclusão se conquista com autonomia”, sendo este o tema escolhido para 2015 da Federação Nacional das Apaes. Assim como já se tornou tradição na Apae de Penápolis, as pessoas poderão conferir o novo espetáculo produzido pela entidade. Para este ano, a opção escolhida foi à elaboração de um espetáculo musical intitulado “Avatar”. A apresentação é baseada no filme do mesmo nome lançado em 2009 pela 20th Century Fox e dirigido por James Cameron. A adaptação feita pela Apae de Penápolis é dirigida pela professora de artes da entidade, Maria Sueli Marques, responsável pelo projeto. Segundo ela, a palavra avatar significa “transformação” e o espetáculo visa enfatizar a importância da preservação ambiental. “Em nossa apresentação, estamos visando levar ao público uma reflexão sobre o desmatamento e a extinção de espécies, levantando os problemas que isso pode trazer ao homem no futuro”, comentou.
A apresentação envolve todos os alunos da Apae e quatro músicas principais apresentadas com coreografia dos alunos. “Escolhemos quatro músicas para trabalhar no espetáculo, sendo ‘Um Mundo Melhor’; ‘Natureza Distraída’, que nos compara às plantas, mostrando que também somos seres vivos e que precisamos crescer; ‘Colorir Papel’, que fala sobre a beleza da natureza e a música ‘Salve a Mãe Natureza’, que se trata de um funk cuja letra alerta para os cuidados que devemos ter com um futuro sustentável”, explicou. O espetáculo dura cerca de 45 minutos e como novidade neste ano trará a interação tecnológico entre os personagens e também o público. “Estamos preparando algo onde a tecnologia estará visível. Não somente na apresentação, mas também em todo o ambiente. Além disso, criamos um clima bastante parecido com o filme. As pessoas terão a sensação de estar em Pandora, local onde ocorre o filme Avatar”, ressaltou. A estreia acontece nesta segunda-feira (24) às 19h30 na sede da Apae de Penápolis. Diferentemente de outros anos, houve a cobrança de um valor simbólico de R$ 2 no ingresso, que será revertido para os projetos da entidade. Entretanto, os ingressos já estão esgotados para todas as apresentações, que acontecem ainda entre os dias 25 e 27 às 09h00 e 14h00. “Estamos muito contentes com o trabalho desenvolvido até o momento. Temos contado com a dedicação de nossos funcionários, alunos e seus pais, além de grandes parceiros como o Kuru, que têm nos ajudado com projetos tão importantes na Apae”, finalizou a professora. 
 

Projeto visa autonomia de alunos

Os trabalhos desenvolvidos pela Apae de Penápolis sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla já tem alcançado resultados positivos. É o que afirmou a diretora Yara de Lima. Segundo ela, a temática de inclusão conquistada com autonomia vem sendo trabalhada desde o início do ano através de outros projetos. “Quando o tema nos é enviado, fazemos uma análise de projetos, que começam a ser aplicados dentro da sala de aula com os alunos. Neste caso, nosso objetivo principal é justamente o de fazer com que eles possam trabalhar com autonomia”, comentou. Segundo ela, um dos projetos mais aguardados é justamente o do teatro apresentado todos os anos. Para ela, o envolvimento com o teatro faz com que haja uma interação muito grande entre as crianças. “Isso faz com que eles desenvolvam habilidades com toda esta interação. A partir daí verificamos esta autonomia em nossos alunos através do meio artístico”, afirmou.  Ainda de acordo com Yara, os resultados positivos são destacados, não somente dentro da entidade, mas na sociedade como um todo. “Esta autonomia tem sido alcançada por nossos alunos também fora da Apae. A entidade não visa somente o preparo do aluno dentro da sala de aula, mas também apara a sociedade, fazendo com que eles vençam as dificuldades e subir na vida”, finalizou. 
Também para a professora Maria Sueli, poder contribuir com este processo de desenvolvimento é algo muito gratificante. “Pra gente este processo é visto de forma muito prazeroso. É uma satisfação muito grande para mim e todos os funcionários da Apae participar deste processo de autonomia que se torna visível em nossos alunos”, enfatizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade